Mappim

GADS participou de evento que atraiu turistas ao Parque Nacional do Monte Pascoal

Por Gads em 21/07/2021 às 02:53:05

Em parceria com a aldeia indígena pataxó "Pé do Monte", aproveitando a liberação pelo governo estadual de eventos com até 100 pessoas e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 o Grupo de Apoio do Desenvolvimento Social (GADS) participou neste domingo 18 de julho de 2021, de mais uma edição do evento "Um Dia no Parque". O evento, que aconteceu em todo país, teve como objetivo defender as Unidades de Conservação (UCs) em vários espaços de preservação da natureza.

De acordo com Gel Pires, guia turística e componente do GADS, o evento serviu para aproximar as pessoas do Parque Nacional do Monte Pascoal e das comunidades indígenas, primeiros povos a povoar o Brasil. Essas ações ajudam criar a cultura de valorização das áreas protegidas permitindo a população entender a importância do parque e caminhada também se sentir parte dele.

A caminhada ecológica promovida pelo GADS teve a participação de aproximadamente 30 pessoas oriundas de Itamaraju, Teixeira de Freitas e Prado. Sob a orientação de 03 guias indígenas, foram formados 03 grupos que percorreram separadamente diversos pontos do Parque do Monte Pascoal. O ponto alto da visita foi a ida ao topo do Monte Pascoal.

Segundo Vinicius Borges (GADS), nesse período de pandemia vários estudos, tem comprovado o papel importante do turismo de escapada. Esse contato com a natureza melhora bastante a saúde física e psicológica, sendo por isso, recomendado por especialistas a disponibilização de tempo para realizar tais benéficas atividades ocasião em que a pessoa tomará contato com as belezas naturais do nosso bioma regional.

Os registros dessa aventura encontram-se no instagram e facebook do GADS.