Mappim

Uma análise sobre a Escola Cívico- Militar, Escola Reitor Edgard Santos, Itamaraju-BA

Por André Luiz, psicanalista e professor em 16/02/2020 às 22:27:16

Dr. André

A Escola Reitor Edgard Santos terĂĄ duas diretorias, a pedagógica, sob responsabilidade da prefeitura de Itamaraju-Bahia, representada por Geane Souza Brito, e a disciplinar, sob os cuidados da PolĂ­cia Militar, representada pelo Sargento Arnoldo Rodrigues de Souza.



A implantação da Escola CĂ­vico - Militar, Reitor Edgard Santos foi uma "demanda" apresentada pelo deputado federal Paulo Magalhães (PSD). O acordo foi assinado em 17 de outubro de 2019 pelo Comandante Geral da PM, Anselmo Alves Brandão, e pelo prefeito de Itamaraju, Dr. Marcelo. Os pais dos alunos foram informados das regras e assinaram um termo de compromisso.

Em todos os levantamentos do MEC, entre as instituições pĂșblicas de Ensino Médio, as escolas militares, os colégios de aplicação e as técnicas são as mais bem avaliadas.

Em 2017, de acordo com o resultado do Enem, entre as 10 melhores instituições pĂșblicas de educação do Brasil, 07 são federais, incluindo um colégio de aplicação das universidades federais e institutos federais. Uma escola militar do exército, Belo Horizonte (MG), aparece em 7Âș lugar. Assim, as instituições militares ficaram abaixo das citadas neste parĂĄgrafo, nacionalmente.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que determina o "fomento à criação de escolas cĂ­vico-militares" em todo o Brasil.

DECRETO NÂș 10.004, DE 5 DE SETEMBRO DE 2019

Institui o Programa Nacional das Escolas CĂ­vico-Militares.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput , inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 8Âș, § 1Âș, da Lei nÂș 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no art. 2Âș, caput , inciso II, e no art. 16 da Lei Complementar nÂș 97, de 9 de junho de 1999, e na Lei nÂș 13.005, de 25 de junho de 2014,

DECRETA :

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1Âș Fica instituĂ­do o Programa Nacional das Escolas CĂ­vico-Militares - Pecim, com a finalidade de promover a melhoria na qualidade da educação bĂĄsica no ensino fundamental e no ensino médio.

§ 1Âș O Pecim serĂĄ desenvolvido pelo Ministério da Educação com o apoio do Ministério da Defesa e serĂĄ implementado em colaboração com os Estados, os MunicĂ­pios e o Distrito Federal na promoção de ações destinadas ao fomento e ao fortalecimento das Escolas CĂ­vico-Militares - Ecim.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10004.htm

As escolas militares do exército investem ao ano, por aluno, R$ 19.000, 3 vezes mais do que em uma escola pĂșblica regular.

Segundo o MEC, em 2018, das 11.212 escolas que participaram do ENEM, 51% das escolas são privadas, e 49%, pĂșblicas

De acordo os dados, acima, as escolas militares estão entre as melhores das pĂșblicas, só ficando um pouco abaixo das instituições de aplicação das universidades federais e institutos federais, as técnicas.

O fato de Jair Bolsonaro investir nas escolas cĂ­vico-militares, no sentido de melhorar a educação, é uma ação ideológica e de poder. Se os colégios de aplicação e as escolas técnicas federais obtĂȘm os melhores resultados no ENEM, então por que não investir nessas instituições? Mas também, se na democracia não existe certo nem errado, desde quando se cumpra as leis, o atual presidente da repĂșblica tem o direito de governar o paĂ­s, segundo suas convicções, pois foi eleito pela maioria, que o deu aval.

Conclui-se que a Escola CĂ­vico – Militar Reitor Edgar Santos estĂĄ inserida numa ideologia conservadora, mas essa é uma ação positiva para que a educação melhore, e além disso, os fatos demonstram que as escolas militares estão entre as melhores das publicas. Repete-se: Desde quando se cumpram as leis vigentes, em sociedades democrĂĄticas não existem ideologias certas nem erradas, sim, escolhas...

FONTES CONSULTADAS:

REGIMENTO INTERNO DISCIPLINAR - SECPM

ESCOLA REITOR EDGARD SANTOS

Reitor é a primeira escola com ensino militar implantado em Itamaraju

http://noticias.primeirojornal.com.br/2019/11/reitor-e-a-primeira-escola-com-ensino-militar-implantado-em-itamaraju/

43ÂȘ CIPM apresenta o Regimento Interno Disciplinar do modelo de gestão compartilhada para alunos da Escola Reitor Edgard Santos, em Itamaraju.

https://www.cocobongo.com.br/noticia/1416/43-cipm-apresenta-o-regimento-interno-disciplinar-do-modelo-de-gestao-compartilhada-para-alunos-da-e.html

Escolas militares e colégios civis com mesmo perfil tĂȘm desempenho similar

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/02/escolas-militares-e-colegios-civis-com-mesmo-perfil-tem-desempenho-similar.shtml

Enem: federais, militares e técnicas são as escolas pĂșblicas mais bem avaliadas

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-10/enem-federais-militares-e-tecnicas-sao-publicas-com-melhor-desempenho

Colégios militares conquistam as melhores colocações no ranking do Enem

http://tribunadoplanalto.com.br/2017/03/11/colegios-militares-conquistam-as-melhores-colocacoes-no-ranking-do-enem/

Escolas federais custam menos e tĂȘm desempenho superior que colégios militares

https://www.assufrgs.org.br/2019/02/19/escolas-federais-custam-menos-e-tem-desempenho- superior-que-colegios-militares/

Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2018.shtml

Escolas federais, militares e técnicas são as melhores pĂșblicas

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2016/10/04/escolas-federais-militares-e-tecnicas-sao-as-melhores-publicas.ghtml

DECRETO NÂș 10.004, DE 5 DE SETEMBRO DE 2019

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10004.htm

Psicanalista hĂĄ 10 anos (Atendimento em clinica e online, 73 99973.6482).

Professor hĂĄ mais de 25 anos.

Licenciado em Filosofia; bacharelado em Filosofia (3 matérias trancadas).

Formação Clinica em PsicanĂĄlise.

Pós-graduado em Psicopedagoga.

JĂĄ foi professor da UNEB (Plataforma Freire), FACISA. e FACETE

Licenciatura incompleta em MatemĂĄtica.

Estudando Psicologia na Faculdade PitĂĄgoras de Teixeira de Freitas.

CrĂ­ticas, sugestões de temas, tĂ­tulos e assuntos: [email protected].