Mappim

05 dicas para uma pré-campanha eleitoral de sucesso

Por Cassio Marchesini em 01/05/2020 às 23:39:05

Realizar uma pré-campanha de qualidade não é uma tarefa muito fácil, separamos 05 dicas que ajudarão você a produzir uma ótima pré-campanha

1. Entenda as demandas do eleitorado

É importante ter ciência que quando o assunto é de interesse público, a intenção do candidato só pode ser boa. Então é preciso entender a demanda que os eleitores buscam, e que você ofereça algo realmente útil a eles. A pré-campanha é ideal para fazer isso.

Quando você transmite uma ideia que está ligada às necessidades reais do eleitor, a probabilidade é grande que ele se interesse por sua candidatura e deseja saber mais sobre o que você pretende e pode fazer. Não adianta você trabalhar com o achismo e chegar com a ideia que vai buscar a construção de uma creche para o bairro, se eles querem uma construção de um Posto de Saúde. Fazer uma pesquisa é fundamental para descobrir as necessidades de cada comunidade.

2. Busque lideranças

Procure se aproximar de líderes locais e fazer com que essas lideranças ajudem em sua pré-campanha e campanha. Assim, você terá um parâmetro interessante de possíveis votos e fazer com que sua pré-candidatura cresça de forma confiável e organizada.

Converse com os mais diferentes grupos: sindicatos, ONGs, grupos de jovens, idosos, clubes, projetos culturais, diretórios estudantis, ligas, entre outros. Eles podem ser muito importantes na divulgação de suas propostas e ideias.

Lembre-se que na política você não chega a lugar nenhum sozinho.

3. Entenda seu potencial de liderança

Você é um líder de verdade? Quem o vê dessa maneira? Por que seus liderados o consideram um líder? Onde estão seus liderados? Reflita sobre essas questões e, no caso de respostas positivas, realize o mapeamento das pessoas que aceitam sua liderança para conseguir obter um parâmetro inicial de perspectiva de votos.

Por meio delas, você pode aumentar o alcance de sua pré-campanha e conquistar um maior número de eleitores. Lembre-se de que suas ideias são seu melhor cabo eleitoral.

Se suas ideias e projetos forem interessantes, elas tendem a influenciar pessoas próximas que passarão a transmiti-las para muito mais gente. E é aí que você deve levar em consideração o chamado boca a boca.

4. Comece a montar sua coordenação

É importante reunir-se com as principais lideranças locais, de preferência religiosas e comunitárias, e já começar a criar uma coordenação de campanha. Essas pessoas serão de suma importância para transmitir suas ideias e ampliar seus votos.

Devido aos fatos de serem lideranças naturais, seu ponto de vista têm muito mais chance de alcançar mais pessoas. Então, aproxime-se delas e traga-as para o seu lado. De fato, elas poderão fazer toda a diferença durante a sua pré-campanha e campanha.

5. Defina o mote da campanha

O mote é você pensar em algo que tenha a ver tanto com sua identidade, com o objetivo de sua candidatura e também com os interesses de seus eleitores.

O mote da campanha será aquele que gerará uma ideia simples, mas forte o suficiente para que qualquer pessoa fique impactada com suas intenções. Um ótimo exemplo é a campanha que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos: "Yes, We Can!".

Por fim, o segredo de uma pré-campanha eleitoral bem-feita é a construção de uma plataforma sólida que envolva a população e divulgue suas ideias e possíveis propostas. Com essas dicas ficará muito mais fácil realizar, posteriormente, uma campanha de sucesso.

Gostou! Siga as redes sociais abaixo e fique por dentro de mais dicas para as eleições 2020.

Instagran: @guiadaseleicoes

Facebook: /guiadaseleicoes2020