Mappim

Os Estados Unidos ignoram a ONU. Esta serve para que, então?

Por Psicólogo André Souza em 02/05/2020 às 00:49:59


www.atendimentopsicanalise.webnode.com

Os Estados Unidos da América são considerados a maior potência mundial; ignoram a ONU em diversos casos, e já tomou decisões não aprovadas por ela. Diante disso, para que serve essa entidade?

A palavra, "Nações Unidas", foi usada pela primeira pelo presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), em 01/01/1942, na "Declaração das Nações Unidas", durante a Segunda Guerra Mundial, realizada por representantes de 26 países, que lutavam contra os países do Eixo, Alemanha, Japão e Itália.

Sobre influências da China, União Soviética, Reino Unido e Estados Unidos, foram realizadas conferências que culminou na criação da ONU.

Em 01/07/1944 foi realizada em Bretton Woods, New Hampshire, EUA, a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas. O principal objetivo era resolver ou tentar as questões econômicas oriundas por causa da Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra.

Em 21/08/1944, em Washington, EUA, foi realizada a Conferência para a Organização da Paz no Mundo do Pós-Guerra.

Em 26/08/1945, em São Francisco, EUA, foi realizada a Conferência de São Francisco, denominada, "Conferência das Nações Unidas". Neste evento, EUA, Reino Unido e URSS negociaram um texto básico, apresentado por Roosevelt, que se transformou no projeto da "Carta das Nações Unidas". Seu conteúdo principal consiste na luta pelos direitos humanos; respeito aos povos e solidariedade internacional. Dessa forma, a Carta foi assinada, e ratificada por 51 países em 24 de outubro de 1945.

Quais são os órgãos da ONU?

Assembléia Geral, principal órgão, composta por todos os países-membros, dirigida por um presidente eleito.

Conselho de Segurança, responsável por garantir a paz e a segurança entre os Estados-membros. É composto por 15 Estados-membros. Cinco são permanentes, Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China, que têm poder de veto. É o único órgão com poder decisório, sendo, portanto, um dever, o respeito às decisões tomadas por ele.

Conselho Econômico e Social, auxilia a Assembléia Geral no que tange à cooperação socioeconômica e o desenvolvimento internacional.

Conselho de tutela, composto por 5 membros permanentes que compõem o Conselho de Segurança. Só se reúnem esporadicamente por certa necessidade.

A Corte Internacional de Justiça, julga estadistas que cometem crimes graves do direito internacional, como guerras e genocídio. É composto por 15 membros eleitos pela Assembléia Geral e pelo Conselho de Segurança, com mandato de nove anos.

O Secretariado fornece estudos e informações necessárias para a entidade.

Citam-se algumas ações que os EUA ignoraram as orientações da ONU.

1- Guerra no Iraque. Em 2003, os Estados Unidos realizaram uma ocupação ao território iraquiano sob a alegação de que o presidente Saddam Hussein mantinha um arsenal de armas químicas que ameaçavam a paz mundial. Essa afirmação não foi provada.

Assim, sob a influência norte-americana, o ditador Saddam Hussein foi julgado e condenado ao enforcamento.

2- Reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel, sob o Governo Donald Trump. Essa cidade está em disputa com a Palestina.

3- Em 19/06/2018, os Estados Unidos oficializaram a saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

4- Em 13/07/2018 os EUA não assinaram o documento sobre um pacto global sobre migração. 192 representantes das nações assinaram... O acordo objetiva diversos compromissos dos países para garantir direitos básicos aos migrantes, motivar a imigração legal e contribuir para uma gestão de fronteiras...

5- Embargo dos Estados Unidos imposto a Cuba por 57 anos. Observa-se que, em 07/11/2019, a Assembléia Geral da ONU condenou pelo 28º ano seguido esse ato norte-americano, por 187 votos a três. Israel e Brasil foram favoráveis ao Trump.

6- Morte do general iraniano, Qasem Soleimani, e do líder paramilitar iraquiano, Abu Mehdi al-Muhandis, em 02/01/2020, via um ataque dos Estados Unidos contra o Aeroporto de Bagdá, três dias depois que pós manifestantes pró-Irã tentarem invadir a embaixada americana na capital do Iraque.

Os Estados Unidos justificaram a ação como preventiva, desde quando Soleimani estaria planejando ataques contra instalações americanas na região.

A ONU também já condenou outras ações de outros países, não, apenas dos EUA. Mas este texto se foca no país norte-americano por ser a maior potência mundial...

Analisa-se...

A ONU também tem o objetivo de estabelecer a paz e intermediar conflitos. Possui um secretário-geral, António Guterres, que, teoricamente tem certo poder. Mas, desde a sua fundação, essa entidade não consegue se impor diante das grandes potências.

A criação da ONU foi realizada por países vitoriosos na Segunda Guerra Mundial, sob a orientação do presidente norte-americano, Franklin Delano Roosevelt Presidente. Obviamente, essa entidade é influenciada e comandada por seus criadores, no mínimo...

Após a segunda guerra, Estados Unidos se tornou o pais líder das nações capitalistas, no período, GUERRA FRIA é até hoje a maior potência mundial.

O Conselho de Segurança, o principal órgão da ONU, Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China possuem poder de veto, mostrando a supremacia desses cinco países.

Desde sua fundação, a sede da ONU sempre foi nos estados Unidos, embora existam as adicionais em outros países. Por quê? Obviamente a nação norte-americana exerce uma influência sobre a entidade em questão.

Por ser uma grande potência e realizar intervenções em outros países, os EUA vão ter inimigos, como por exemplo, os "atentados terroristas" que sofreram contra às Torres Gêmeas e Pentágono, em 11 de setembro de 2001. Mas isso, não significa que esse país pode fazer o que quiser, obedecendo apenas seus interesses.

Conclui-se que, por ser a maior potência mundial, os Estados Unidos possuem o poder de decidir o que é certo e errado, e criar suposições que se transformam em verdades, como por exemplo, o ataque ao Iraque, afirmando que Saddam Hussein possuía armas químicas. Estas nunca foram encontradas ou provadas. E ai? Por que não punir os Estados Unidos? A ONU? Quem? "É a lei do mais forte"!


Fontes consultadas:

O Poder dos Estados Unidos

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-poder-dos-estados-unidos.htm

Estados Unidos abandonam o Conselho de Direitos Humanos da ONU

https://exame.abril.com.br/mundo/estados-unidos-abandonam-o-conselho-de-direitos-humanos-da-onu/

EUA limitam contribuição a missões de paz da ONU

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-09/eua-limitam-contribuicao-missoes-de-paz-da-onu

Sem os EUA, países da ONU assinam pacto global sobre migração

https://www.terra.com.br/noticias/sem-os-eua-paises-da-onu-assinam-pacto-global-sobre-migracao,1856961fb50b27ad4c5eff2e9294996803z3l6ye.html

ONU condena por ampla maioria a decisão dos EUA sobre Jerusalém

https://g1.globo.com/mundo/noticia/onu-condena-por-ampla-maioria-a-decisao-dos-eua-sobre-jerusalem.ghtml

Chefe da ONU condena ataques nos Estados Unidos

https://nacoesunidas.org/chefe-da-onu-condena-ataques-nos-estados-unidos/

Com oposição inédita do Brasil, ONU condena embargo dos EUA a Cuba pelo 28ª ano consecutivo

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/11/07/interna_internacional,1099346/com-oposicao-inedita-do-brasil-onu-condena-embargo-dos-eua-a-cuba-pel.shtml

ONU condena decisão dos EUA sobre Jerusalém

https://www.metro1.com.br/noticias/cidade/46859,onu-condena-decisao-dos-eua-sobre-jerusalem

Organização das Nações Unidas – ONU United Nations – UM

http://www.faap.br/faap_juris/pdf/ONU.pdf

Organização das Nações Unidas (ONU)

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/onu.htm

Por que o general do Irã Qasem Soleimani foi morto pelos EUA e o que acontece agora

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/01/03/por-que-o-general-do-ira-qasem-soleimani-foi-morto-pelos-eua-e-o-que-acontece-agora.htm

Invasão do Iraque sem autorização da ONU foi um erro

https://www.estadao.com.br/noticias/geral,invasao-do-iraque-sem-autorizacao-da-onu-foi-um-erro,484948

Invasão americana no Iraque

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/invasao-americana-no-iraque.htm

O que você precisa saber sobre a Guerra do Iraque

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2019/08/o-que-voce-precisa-saber-sobre-guerra-do-iraque.html

Saddam Hussein é enforcado no Iraque

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/v/saddam-hussein-e-enforcado-no-iraque/1627912/

Saddam Hussein é enforcado no Iraque

https://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2006/12/30/ult1859u102.jhtm

Sede da ONU em Nova York: mergulhe no conhecimento e história

https://turistaprofissional.com/mergulhe-no-conhecimento-e-historia-na-sede-da-onu-em-nova-york/

Atentados de 11 de setembro

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/11-de-setembro.htm

Por André Luiz Alves de Souza

Psicanalista há 10 anos (73 99973.6482).

www.atendimentopsicanalise.webnode.com

Por André Luiz Alves de Souza.

Psicanalista há 10 anos (Atendimento online, 73 99973.6482-Whatsapp).

Professor há 25 anos: Filosofia, Metodologia Cientifica e Matemática.

Lecionou na UNEB (Plataforma Freire), FACISAe FACETE

Licenciado em Filosofia; bacharelado em Filosofia (3 matérias trancadas).

Formação Clinica em Psicanálise.

Pós-graduado em Psicopedagoga.

Licenciatura incompleta em Matemática.

Estudando Psicologia na Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.

Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected] .