Mappim

Embasa suspende fornecimento de água em Itabela após suspeita de contaminação em Rio que abastece a cidade.

Por Informações Giro de Notícias em 13/07/2022 às 08:55:09

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou na manhã de terça-feira (12/07), a suspensão do fornecimento de água na cidade de Itabela.

Segundo informação da empresa responsável pelo abastecimento das residências, a suspensão foi necessária para que seja garantida a segurança da população após denúncias de contaminação das águas do Rio dos Frades.

O fornecimento está suspenso até a chegada dos resultados da análise da água coletada na manhã de terça-feira (12), e comprove a real situação das águas do rio.

A informação de contaminação das águas do Rio dos Frades, vem ganhando repercussão onde moradores denunciam a contaminação no município de Guaratinga, cidade que fica acima do município de Itabela, tendo em vista que o rio passa entre os municípios citados.

A empresa baiana de águas (embasa), realizou coletas no rio para análise da água, porém ressaltou que não há nenhuma chance dessa contaminação ter afetado o leito do rio na região visto que foi um fato isolado que ocorreu em uma fazenda depois de Guaratinga.

A quantidade é mínima e não tem como chegar até a unidade de capitação de água que fornece o município de Itabela. Vale ressaltar que o município citado não depende exclusivamente do Rio dos Frades que nasce em Guaratinga, a maior afluente vem do Rio Barriguda, sem chance alguma de contaminação, mas por questões de segurança a embasa tomou a decisão de realizar analises no rio.

A previsão de conclusão das análises deve ficar pronto até o final da tarde de quarta-feira 13/07, quando o abastecimento começará a ser retomado gradativamente nas áreas afetadas, com previsão de normalização em até 24 horas após os resultados.

A Embasa recomenda o uso econômico da água armazenada nos reservatórios domiciliares, até que os serviços sejam totalmente normalizado.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3270-2240 ou 0800 0555 195