Mappim

Equipe Ilha São Bernardo, conquista acesso para elite do futebol da primeira divisão em Itamaraju

Por Henrique Peixoto em 06/05/2024 às 15:49:07

Triunfo de gloria.

O Bairro São Bernardo, está em clima de festa e alegria diante do êxito de mais uma conquista que eleva o protagonismo da comunidade.

Na manhã de domingo 5 de maio de 2024, aconteceu a final do Campeonato Municipal da 2ª Divisão de Itamaraju, a competição promovida pela Liga de Futebol – LFI, juntamente com a Prefeitura de Itamaraju.

Cravando o nome na história esportiva o bairro São Bernardo, foi representado na competição através de diversos jogadores da comunidade, que ao longo dos anos vem mostrando favoritismo, garra e determinação ao participarem de diversas competições da região.

A final do campeonato foi entre as equipes Ilha São Bernardo X Boca Juniors, sendo realizada no estádio municipal Juarez Barbosa, contando com a presença de torcedores, familiares, amigos e os apaixonados torcedores que fizeram uma belíssima festa na arquibancada.

Diante do certame esportivo a equipe Ilha São Bernardo, venceu o jogo pelo placar de 2X1, e soltou o grito de campeão no gramado do "Barbosão", momento muito especial que retrata a superação de uma equipe que traz consigo uma história de muitas dificuldades e força de vontade de seguir em frente.

A Ilha São Bernardo, é comandada pelo treinador Genilton Pereira, popularmente conhecido por "Borracha", que vem ao longo dos anos levando o nome do bairro através da equipe de futebol.

Após a conquista do título os jogadores e sua estimada torcida promoveram uma carreata percorrendo diversas ruas da cidade, por onde passaram a equipe fez a festa e ao chegar na comunidade foram aplaudidos pelos moradores.

A equipe Ilha São Bernardo, já participou de diversas competições no município entre elas Copa Verão, Copa Tarciso, campeonato municipal de futsal, vice-campeã da 3ª divisão em 2023, e agora conquista o título da 2ª divisão garantindo acesso a elite do futebol municipal.

Fazer parte desta equipe é mais que superação, boa parte dos jogadores tem em sua trajetória uma intensa jornada de trabalho que compromete 90% do tempo, retirando areia do Rio Jucuruçu, garantindo a sustentabilidade da família, homens determinados que encontraram no esporte mais uma maneira de expressão através da arte do futebol, levando aos quatro cantos da cidade uma mensagem de esperança.

Falar sobre o futebol de várzea é algo muito profundo para os moradores da comunidade, que em meio as palavras logo surgem as lagrimas que refletem um passado, direcionam ao presente e brilha a esperança de alcançar o futuro com triunfos de gloria.

"É possível sim, viver em uma sociedade cheia de preconceitos e desigualdades, vamos alcançar muitas coisas, vamos incomodar muita gente e outras vamos conquistar pelo nosso jeito de ser, jeito de fazer acontecer, jeito de jogar o futebol com raça, energia, moral e vibração, temos ao nosso lado uma comunidade que nos encorajam todas as vezes que entramos em campo e mostram que não estamos sozinhos" disse Borracha.

Saímos as ruas para comemorar um título que representa muito mais que o acesso para a 1ª divisão, um título que reflete a gloria de cada jovem que dedicou o máximo para viver tudo isso, um título que dedicamos ao nosso eterno Jogador Cristian, que partiu de forma precoce deixando saudades eternas, se aqui ele estivesse a festa seria ainda melhor com a sua presença que muito nos alegrava, disse os jogadores.

Desde o ano de 2016, os notórios moradores vêm fazendo a festa diante da participação em diversas competições, as cores escolhidas para a equipe é o preto e amarelo, cores que muito se destacam durante os jogos.

Finalizando essa reportagem parabenizamos a todos pelo empenho, conquistas e realizações, destacamos a força de um povo que se uniu para brincar de futebol, celebrar a vida e mostra que o esporte é a ferramenta de transformação de uma sociedade.

Registra esse momento especial foi uma grande satisfação para o Site Cocobongo.