Mappim

GADS realiza resgate de réptil no distrito de Campo Alegre e outro na Avenida Brasil em Itamaraju

Por Henrique Peixoto em 14/04/2021 às 13:53:38

os últimos dias tem sido constante a presença de animais em áreas urbanas em busca de refúgio, entre vários estudos realizado por ambientalistas uma das comprovações tem sido a intervenção humana no meio ambiente provocando impactos no habitat dos seres vivos.

Mediante ao aparecimento dos animais em áreas urbanas, autoridades ambientais e ambientalista vem sendo acionados para a realização de resgate garantindo a preservação das espécies, entretanto a falta de conscientização muita das vezes proporciona a morte dos animais após ser encontrados pela população.

Nesta reportagem o desfecho foi outro após ambientalistas do GADS – Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social, receber um vídeo enviado pelo administrador do distrito de Campo Alegre, no dia 10 de abril 2021, relatando o aparecimento de uma cobra Caninana de aproximadamente 2,5 metros, a cobra foi avistada em uma fazenda próxima ao povoado e os moradores solicitaram que fazer o regate da cobra que as pessoas não tivessem a necessidade de matá-la.

De imediatos ambientalistas deslocaram-se até a localidade e realizaram buscas ao réptil, entretanto o animal não foi encontrado, após horas de procura e as buscas estarem dando por encerrada um dos ambientalistas Josimar Santos (Cawboy), resolveu vistoriar um cômodo fechado que possuía alguns vasilhames armazenados no local, para a surpresa dos ambientalistas uma cobra da espécie Jararaca foi encontrada sendo capturada pela equipe.

A espécie Jararaca é bastante peçonhenta e possui um veneno que causa necrose nos músculos, inchaço, dor e hemorragia, em algumas situações pode levar a morte da pessoa atacada.

A soltura do réptil foi feita no Parque Nacional do Descobrimento, onde animal encontra em segurança, os ambientalistas alertam a população caso encontre algum tipo de animal que não tente capturá-lo e acione as autoridades ambientais.

Na noite de terça-feira (13), o GADS, mais uma vez foi acionado desta vez por causa de uma cobra Coral que apareceu na Av. Brasil em Itamaraju.

Chegando ao local a cobra já estava retida uma garrafa pet, segundo o morador ele colocou a garrafa e a cobra acabou entrando sozinha, ele relatou também que em duas vezes anteriores outras cobras surgiram em sua residência e o mesmo acabou matando as cobras.

Desta vez achou melhor ligar para o grupo do GADS, para fazer a soltura do animal em uma área de preservação.