Mappim

Itamaraju participará do 5° Concurso Regional Conilon de Qualidade da Bahia

Por ASCOM - Prefeitura de Itamaraju, Informações: Revista Procampo em 14/04/2021 às 13:32:33

Nesta quinta feira (15), acontece o lançamento do 5° Concurso Regional Conilon de Qualidade.

O Prêmio Conilon Extremo Sul – 5° Concurso Regional Conilon de Qualidade é realizado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sebrae e FAEB/Senas/Sindicatos. A organização é Instituto Ampliê.

A palestra magna será realizada pelo pesquisador Enrique Alves da Embrapa Rondônia com o tema "Desafios e Oportunidades para a Produção de Café Fino".

Enrique Alves é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Trabalhou como pesquisador convidado no Biosystems and Agricultural Engineering at the University of Kentucky. Desde de 2010 é pesquisador da Embrapa, no Estado de Rondônia. Sua área principal de atuação é em colheita, pós-colheita e qualidade do café. Atua em projeto de transferência de tecnologias de produção sustentável do café para comunidades indígenas.

Durante a tarde de terça-feira (14), o Secretário de Agricultura de Itamaraju Ivan Favarato Filho (Ivanzinho), recebeu no município representantes do Instituto Ampliê e Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas, onde foi entregue materiais de divulgação e coleta de amostras de café.

A expectativa que diversos produtores do município itamarajuenses participem do concurso, o Secretário Ivan Favarato Filho, fez avaliações positiva da produção estimada para 2021, tendo base nos relatos dos produtores de café que aposta na conquista do título para o município.

Durante o lançamento do concurso, será realizado uma Live apresentado o regulamento do concurso e outras ações que serão oferecidas até setembro, quando finaliza a edição.

Algumas das ações previstas são os dias de campo do concurso e o Curso de Classificação e Degustação de café conilon, previsto para acontecer na Fazenda Bom Retiro, do proprietário Gustavo Sturm, produtor rural vencedor do Coffee Of The Year – 2020.

A live será transmitida no YouTube do concurso: https://youtube.com/channel/UC07UvOW5z3sgHtkluwIPDnA (Instituto Ampliê)