Mappim

Agências dos Correios poderão ter atividades paralisadas nos próximos dias

Por alagoasweb.com em 26/03/2024 às 12:31:12

Os funcionários dos Correios estão considerando realizar uma paralisação no dia 4 de abril. O motivo é protestar em busca de melhorias em suas condições de trabalho e pressionar pela convocação urgente de um concurso público, entre outras demandas.

A informação é do Jornal Folha de S. Paulo, que diz que a decisão foi discutida em um encontro da categoria no final de fevereiro, com participação do conselho de representantes.

Funcionários dos Correios devem entrar em greve no dia 4
Pelo que foi discutido em um encontro com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), que representa 31 sindicatos, os trabalhadores dos Correios estão preocupados com várias questões. Um exemplo é que eles querem que o adicional de periculosidade dos motociclistas não seja suspenso. Esse adicional é importante para compensar os riscos enfrentados por esses profissionais no trânsito durante as entregas.

Outra demanda é a revisão da mudança no sistema de dimensionamento de distritos. Essa mudança, segundo os trabalhadores, pode levar à perda de postos de trabalho e sobrecarregar os funcionários remanescentes.

Sobre a necessidadede novos concursos, no final de fevereiro, os Correios nomearam uma comissão para elaborar e executar o concurso público da empresa estatal, dando a entender que isso deve acontecer ainda este ano.

Negociações em andamento
Recentemente, os Correios retomaram o diálogo com os sindicatos e alcançaram um acordo coletivo de trabalho por meio de negociações diretas, algo que não acontecia há sete anos. O acordo incluiu o resgate de mais de 40 cláusulas anteriormente eliminadas e um aumento salarial de quase 12% para alguns funcionários.

A estatal está em negociações com federações de trabalhadores para discutir questões como o concurso público e o dimensionamento de distritos. Eles também planejam utilizar inteligência artificial em colaboração com a Unicamp para ajudar nesses processos.