Mappim

Secretaria de saúde de Itamaraju realiza carreata alusiva ao Outubro Rosa

Por ASCOM - Prefeitura de Itamaraju em 23/10/2021 às 09:14:58

A Prefeitura Municipal de Itamaraju, por meio da Secretaria de Saúde promoveu na manhã de sexta-feira 22 de outubro de 2021, mais uma ação de conscientização da população do município para a prevenção ao câncer de mama.

Neste mês de outubro as ações foram intensificadas mobilizando toda a estrutura da saúde municipal, a concentração do evento aconteceu em frente a Faculdade Facisa, sendo registrada a presença do Secretário de Saúde Luiz Fábio, Secretário de Governo Selmides Bida, Vereador Chico do Hotel, Chefe de Gabinete Luiz Pita, Veradora Evalcy Rocha, profissionais de Saúde e População.

A carreata contou com apoio de agentes da Superintendência de Transito/Segurança Viária, Policia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu 192 e participação de ciclistas.

Com faixa e balões diversas pessoas participaram do evento, a carreata percorreu as principais ruas do município chamando atenção da população, caracterizados pela cor "Rosa", dezenas de profissionais fizeram a orientação das mulheres sobre o câncer, ressaltando a importância da coleta e de exames preventivos de câncer do colo do útero (para mulheres que já tenham iniciado a vida sexual) e solicitação de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos.

O incentivo das mulheres para a prevenção é muito importante, sendo possível identificar possíveis casos e garantir o tratamento. Quem passou pela Praça Castelo Branco, visualizou que arvores e canteiros foram decorados em alusão a campanha.

Além da conscientização, a carreta também é uma forma de homenagem para familiares e amigos que estão em tratamento de câncer ou que já venceram esta luta.

Para o Secretário Luiz Fábio, a prevenção é a maior arma de combate à doença e caso identificado a doença o tratamento imediato é fundamental para que vidas sejam salvas, finalizando o secretário agradeceu a participação de todos.

Finalizando a carreata um stand foi montado na Praça castelo Branco, sendo realizado diversos procedimentos de saúde, foi registrado a presença da Secretária de Desenvolvimento Social Fabiana Angênica, Secretário de Esportes Gustavo Souto, Vereadora Joseni Alves e Vereador Flavio Silva.

Através do profissional de educação física Samuel Fonseca (Pelé), os participantes se divertiram e caíram na dança, a alegria tomou conta do espaço eternizando o momento mais que especial.

Para a Coordenadora de Atenção Básica Juliana Nogueira, o "câncer de mama". Quando a doença é descoberta em sua fase inicial aumentam significativamente as chances de cura.

"Quando o câncer é detectado logo do início, ele tem 95% de chance de cura, então é isso que a gente procura, que a mulher, a partir de qualquer alteração na mama, procure o médico e faça mamografia", ressalta Juliana Nogueira.

Veja Mais Fotos: