Mappim

Secretaria de Desenvolvimento Social de Itamaraju, realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Por ASCOM - Prefeitura de Itamaraju em 22/09/2021 às 01:46:08

Fazer diferente é incluir, respeitar e mostrar a sociedade que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

Neste 21 de Setembro de 2021, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou ação alusiva no centro de Itamaraju.

A ação foi promovida pela pasta municipal/SMDS, junto a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contando com apoio de instituições do município, voluntários e portadores de deficiência.

A ação aconteceu no semáforo próximo ao fórum, contando com a participação da Secretária de Desenvolvimento Social Fabiana Angênica, Presidente da APAE Jaqueline Fonseca, alunos da Instituição Kloss entre outros.

Com cartazes e muita animação os participantes da ação promoveram a conscientização da sociedade para a inclusão das pessoas com deficiência. Aderindo a campanha de conscientização vários motoristas autorizaram que fossem escritas nos veículos frases alusivas ao dia nacional de luta e também amarrações de bexigas.

A Secretária Fabiana Angênica, falou da importância do evento ressaltando que o município vem buscando mecanismos que possam assegurar direitos, desenvolvimento e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, finalizando agradeceu a participação de todos na frente de luta por dias melhores para todos.

No município de Itamaraju, existe uma comissão formalizada que trata dos direitos da pessoa com deficiência, sendo composta por Jaqueline Fonseca representando a APAE, representando as pessoas com deficiência física Leila Kloss, representando as crianças com deficiência física Miguel Xavier e Adriana Novais, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Esta comissão vai fazer todo processo para a formação do conselho municipal da pessoa com deficiência, e trabalhar as questões da pessoa com deficiência no município.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil, oficialmente, esta data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.

Isso porque o fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontecem com as flores durante esta estação.

E, assim, as pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro, desde 1992.