Mappim

Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju, realiza visita ao Monte Pascoal

Por Tiro de Guerra 06 - 025 O Guardião do Monte Pescoço em 09/08/2021 às 16:08:34

Na a manhã de sexta-feira 06 de agosto de 2021, o grupamento do Tiro de Guerra 06-025 realizou uma visita ao Monte Pascoal, localizado no Parque Nacional do Monte Pascoal.

Os atiradores foram recebidos pela chefe do Parque, Sra Melina Rangel, e liderança indígena local, cacique Braga, que enalteceram a visita inédita do Exército Brasileiro.

O Monte Pascoal foi a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral, por ocasião de sua chegada ao Brasil, em 1500 – daí sua grande importância no cenário da história do País, sendo um grande marco cultural.

No pico do monte, a 1.200 metros, avista-se toda a extensão da área marítima de Porto Seguro, bem como as "serras baixas", citadas nas cartas de Pêro Vaz de Caminha.

O Sgt Jermesson, atual Cmt do TG, ressaltou que a visita teve como objetivo despertar, nos Atiradores, o interesse pela nossa história e cultura, visto que o local, bem como os ascendentes daqueles indígenas que ali vivem, foram os protagonistas das primeiras transformações até se chegar ao Brasil, que vivemos.

Quem chega no cume do Monte Pascoal, consegue sentir uma renovação no estado de espírito, completando o objetivo árduo de uma subida por terreno íngreme e com grande pureza de ar, completou o comandante

Durante a visita, os atiradores tiveram contato com indígenas Pataxós, que fazem a proteção do monte, chamado por eles simplesmente de "Mãe". Na oportunidade, conheceram também o imponente pé de jequitibá do Parque, considerado um dos maiores do Brasil, sendo necessária dez pessoas para abraçá-lo.

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, foi criado em 1961 com status de monumento nacional. Além de rememorar a chegada dos portugueses, tem-se como objetivos precípuos preservar a flora e fauna típicas da região, conservar as belezas naturais e promover a organização de serviços e atrativos que desenvolvam o turismo.

Parabéns a instituição militar e comandante pela ação, Exército Brasileiro e prefeitura de Itamaraju, usando o braço forte e a mão amiga na transformação e instrução dos jovens do município.