Republicanos

Apagão deixa Amapá há 4 dias sem energia elétrica; retomada total deve levar 15 dias

Por Bahia Noticias em 06/11/2020 às 10:00:05

Foto: Albenir Sousa/ Rede Amazônica

O Amapá chega nesta sexta-feira (6) ao quarto dia de apagão em 13 dos seus 16 municípios. Segundo informou o Ministério de Minas e Energia na quinta (5), o restabelecimento completo da energia elétrica no estado só deve acontecer nos próximos 15 dias. O problema atinge o Amapá desde a noite de terça, após incêndio na subestação responsável por receber eletricidade de outras regiões do país, que levou ao desligamento automático de linhas de transmissão e de duas hidrelétricas que abastecem o estado.

Mesmo com o início do trabalho de reparo na subestação, não houve retomada da eletricidade, prevista inicialmente na noite de quinta e que se estenderia ao longo do dia. Segundo o G1, desde as primeiras horas do dia, os postos de combustível que usam geradores para obter energia estão com filas enormes. Até o momento não há informações sobre desabastecimento.

As causas do incêndio são investigadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O prazo inicial de conclusão é de 30 dias. Nas redes sociais, moradores mostram as dificuldades que vêm enfrentando com o desabastecimento. Sem luz, o fornecimento de água também foi prejudicado e muitos precisaram correr aos mercados em busca de água mineral, provocando filas.

Há também problemas nos sistemas de comunicação, com dificuldades para usar telefones ou acessar a internet. À noite, os hotéis que têm geradores de energia ficaram cheios de pessoas em busca de iluminação.

Em vídeo gravado com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), classificou o caso como uma "tragédia". "É uma situação preocupante, estamos ali isolados agora sem energia, é uma dificuldade muito grande", afirmou.

game 02
republicanos 2