Politica

Teixeirense faz sucesso transformando sucata em trabalhos de artesanato

Por Jornal o Sollo/Fotos: Vinícius de Morais em 02/09/2020 às 13:41:39

Variadas peças de sucata são transformadas em verdadeiras obras de arte nas mãos do jovem Vinícius de Morais. Ele utiliza parafusos, porcas, rolamentos, correntes, coroas para fazer customizações, adaptações e criações de artesanato, especialmente em motocicletas.

Ele descobriu seu talento há cerca de três anos, quando fez uma pequena moto com parafusos na empresa onde trabalhava na época. Sempre gostou de criar, inventar, reconstruir coisas e, nesse assunto, falou alto a paixão que tem pelo motociclismo.

Morador do bairro Bela Vista, hoje é reconhecido por seu trabalho em Teixeira de Freitas e vem ganhando cada vez mais seguidores nas redes sociais.

Vinícius tem 28 anos e trabalha sozinho em sua oficina na garagem de casa: a Arte Vinis Garage. "Atualmente, preciso construir meu "galpãozinho", aqui no quintal, porque trabalho na garagem, além de ser pequeno, é na entrada da casa e atrapalha a entrada das pessoas", conta.

Sua tarefa se inicia a partir separação das peças, passando pela lavagem para retirar graxa e óleos, a confecção, até a pintura final.


Ele explica que o tempo para concluir um trabalho varia. "Vai depender do que eu for confeccionar. Uma moto, por exemplo, cerca de um mês. Já uma peça de artesanato, tipo uma moto miniatura, um dia".

Entre todos os trabalhos, Vinícius diz sentir orgulho das motos que customiza, porque vê elas rodando diariamente pelas ruas da cidade, e destaca os detalhes e acabamento impecável de outras peças, que deixam as pessoas curiosas perguntando como foi feito.

É o caso, por exemplo, da Lambrespa, ou como é mais conhecida: a"fusconeta". O jornal OSollo perguntou ao Vinícius como surgiu a ideia de reproduzir a minimoto (que mais parece um fusca de duas rodas).

"Essa fusconeta eu vi em um vídeo americano, no YouTube, e resolvi fazer esse projeto. Fui construindo aos poucos, pois eu não sabia quais dimensões, as medidas para a construção dela. E saiu esse resultado muito bacana. Hoje, eu aceito encomendas para fabricar", contou.

Você pode conhecer melhor a Arte Vinis Garage pelo Instagram @artevinis. Lá estão publicados os diversos trabalhos feitos pelo Vinícius; você também pode interagir com ele.

game 02