Mappim

Lula, Tarcísio e outras autoridades condenam ataque a escola em SP: "Não podemos normalizar tragédias"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou, juntamente com outras autoridades, a respeito do ataque à Escola Estadual Sapopemba nesta segunda-feira, 23, que deixou uma aluna morta e três feridos.

Por Redação em 23/10/2023 às 14:37:31

Foto: Reprodução internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou, juntamente com outras autoridades, a respeito do ataque à Escola Estadual Sapopemba nesta segunda-feira, 23, que deixou uma aluna morta e três feridos. “Recebi com muita tristeza a notícia do ataque na Escola Estadual Sapopemba, zona leste de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares da jovem assassinada e dos estudantes feridos. Não podemos normalizar armas acessíveis para jovens na nossa sociedade e tragédias como essas”, escreveu o presidente em seu perfil no X (antigo Twitter). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também se manifestou sobre o ataque. “Estamos consternados com mais um terrível ataque nas nossas escolas (…) Nesse momento, a prioridade é apoiar os estudantes, professores e familiares. Toda minha solidariedade às famílias e a todos os afetados neste triste episódio”, escreveu o governador em sua rede social.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, deu declaração em sua rede social e anunciou medidas: “Solidariedade às vítimas, suas famílias e à comunidade da escola estadual de São Paulo, alvo de ataque com arma de fogo”. De acordo com o ministro o Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça foi acionado para auxiliar a polícia paulista a “aprofundar as investigações”. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) se solidarizou com as vítimas. “Meus sentimentos aos amigos e familiares neste momento de dor. Torço pela pronta recuperação dos feridos socorridos ao hospital do bairro (…) Estou em contato com o Estado para oferecer o suporte necessário”, escreveu o prefeito. Em sua rede social, o secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que mobiliza esforços “para dar o apoio necessário à comunidade escolar que vive esse dia de luto”.

A Polícia Militar (PM) de São Paulo foi acionada por volta das 7h30 desta segunda-feira, 23, pela ocorrência de disparo de arma de fogo dentro da unidade escolar. Três alunas foram baleadas no local, e uma delas, de 17 anos, foi atingida na cabeça e teve a morte confirmada no pronto-socorro do Hospital Sapopemba, conforme informou a PM à repórter Beatriz Manfredini, da Jovem Pan News. As outras duas vítimas dos disparos foram baleadas na região do tórax e clavícula, respectivamente, e seguem em atendimento no mesmo hospital. Outro ferido apresentou uma lesão, mas não foi atingido pelos disparos. O Helicóptero Águia da PM foi acionado e mais 20 viaturas para atender a ocorrência na unidade escolar localizada na Rua Senador Lino Coelho, no Jardim Sapopemba. Confira abaixo mais manifestações de autoridades a respeito do ataque.