Mappim

Dois policiais militares e um funcionário estão envolvidos em morte de carteiro em Itamaraju

Por Henrique Peixoto/Informações- BMD/RedeBahia em 06/09/2023 às 16:21:46

Uma operação da Policia Civil foi desencadeada na manhã de quarta-feira 6 de setembro de 2023, dando cumprimento a mandados de prisão contra suspeitos de terem cometido crime de homicídio em Itamaraju.

A operação das forças de segurança foi embasa nas investigações da Policia Civil de Itamaraju, coordenada pelo Delegado Gilvan de Meireles, que instaurou inquérito após morte do servidor público dos correios Marcos Silva de Jesus, "Toby", no dia 16 de agosto de 2023, no bairro de Fátima.

As investigações demostram que três pessoas estão envolvidas no crime, a polícia deu cumprimento aos mandados de prisão, busca e apreensão no bairro BNH, e duas pessoas foram presas sendo um policial militar e o outro preso seria funcionário de outro policial militar que está foragido, sendo conduzidos para a sede da 8ª Coorpin em Teixeira de Freitas.

A operação é uma resposta da Policia Civil a toda sociedade que clamava por justiça após o assassinato da vítima, os investigadores estiveram no local do crime e analisaram imagens de câmeras de residências e registros do momento exato do crime.

As imagens flagraram o momento em que o servidor público deixa uma residência após realizar entrega, sendo abordado pelos PMs e o funcionário de um dos policiais. Os autores desembarcaram de um veículo FIAT Mob Branco, e realizaram a execução.

Segundo o Coordenador da 8ª Coorpin Delegado Moisés Damasceno, através de analises nas imagens foi possível identificar os autores do homicídio além disso, relatos ao crime e informações do celular da vítima foram essenciais para chegar a motivação do crime.

As investigações apontam que a motivação do crime estaria relacionada agiotagem, sendo que a vítima teria adquirido dívida e não vinha quitando o débito, e constantemente o servidor público estava recebendo ameaças por parte do policial militar, sendo ele o executor após saltar do carro pelo lado do carona e realizar diversos disparos conta a vítima.

Em seguida o funcionário do policial desce do carro pela porta de trás e também realiza disparos. O policial mandante do crime consegui fugir do cerco policial durante o cumprimento do mandado, trajando cuecas e encontra-se armado e até o momento ainda não foi capturado.

Em relação ao outro policial que foi preso, o mesmo estaria dirigindo o veículo na ação, todas as provas técnicas e robustas foram apresentadas na sede da 8ª Coorpin em Teixeira de Freitas, onde serão periciadas através destes materiais e depoimentos dos presos a polícia espera conseguir mais informações para concluir o inquérito.

A vítima Marcos Silva de Jesus, 44 anos popularmente conhecido por "Toby", era bastante conhecido da sociedade itamarajuense e trabalhava há 15 anos na entrega de encomendas dos correios de Itamaraju.

Procurada pelos veículos de imprensa a Policia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul –CPR-ES, posicionou-se sobre o crime dizendo que é a ordem judicial que segue sendo cumprida, afirmando que a Policia Militar não tolera erros inclusive dos policiais militares.