Mappim

Promotoria de Justiça realiza palestra para Agentes Municipais de Trânsito de Itamaraju

Por Cassio Marchesini em 18/10/2019 às 16:26:53

 Foi realizado esta semana, na sede da 43ª CIPM, uma palestra sobre orientações para agentes que atuam na fiscalização do trânsito em Itamaraju.

A palestra foi ministrada pelo Promotor de Justiça Dr. Helber Luiz e abordou conteúdos como a importância do uso de equipamentos de segurança, direção defensiva, legislação do Código Brasileiro de Trânsito, ética e fiscalização de trânsito.

O objetivo foi orientar e esclarecer dúvidas pontuais de como atuar como agente municipal de trânsito do município, tornando o trânsito da cidade mais seguro.


O promotor destacou: "Conversamos aqui sobre a questão das atividades de agentes municipais de trânsito e dar efetividade a municipalização do trânsito em Itamaraju e para exercer essa atividade da melhor forma, é necessário que tenha esse treinamento, uma equipe especializada veio dar esse treinamento para os agentes e eu fui convidado para ministrar essa palestra. No sentido de auxiliar esse trabalho de fundamental importância para o município. A atuação do agente de trânsito está prevista na legislação vigente e esse agente tem a atribuição de fiscalizar e a função de promover campanhas educativas para a sociedade e em última instância a aplicação de penalidades para os condutores de veículos que agem em desacordo com a legislação de trânsito. O trânsito seguro é um direito de todos e um dever do estado, englobando o estado e o município, sendo um direito social é necessário que todos nós estejamos engajados nessa luta e que tenha a primazia pela vida", disse o promotor.

 

Em entrevista a comandante da 43ª CIPM Major Erica Cristina Almeida Evangelista, alertou: "É de suma importância palestras orientadoras como essa, ministrada pelo Promotor de Justiça Dr. Helber Luiz. Principalmente agora que os agentes de trânsito municipais estarão nas ruas realizando o trabalho de educação para o trânsito e de fiscalização. Na função pública, o agente estará representando a força do estado e a força que vai atuar em prol do município e da preservação da vida. Por isso precisam estar alinhados com a Policia Militar que já realiza esse trabalho para que possam exercer a sua função de acordo com a legalidade" disse a comandante da 43ª CIPM. 

 

O prefeito de Itamaraju preocupado em melhorar o trânsito da cidade contratou uma empresa especializada em capacitação de agentes de trânsito para dar continuidade aos trabalhos e buscar a efetiva educação no trânsito do município e   disse que a Administração continua trabalhando cada vez mais para melhorar o trânsito e preservar a vida da população. 

"Tivemos hoje a grata satisfação de assistir a palestra com o promotor Dr. Helber Luiz, orientando os nossos agentes municipais de trânsito a como agir no pleno exercício da função. Essa interação dos agentes municipais da área de trânsito com a Promotoria de Justiça, é uma oportunidade única para compartilharmos experiências e somarmos esforços para melhorar a segurança do trânsito em nosso município", afirmou o prefeito.


Além do Prefeito do município Marcelo Angênica, do Promotor de Justiça Dr. Helber Luiz, Major Erica Cristina, participaram o Secretário de Obras Antônio Charbel, o Assessor de Imprensa da prefeitura, o radialista Amaral Júnior, o Superintendente de Trânsito Municipal Gustavo Gouveia e agentes de trânsito que já estão atuando na fiscalização municipal.     

Os nove agentes da Superintendência de Trânsito de Itamaraju participaram da palestra e esclareceram dúvidas quanto a fiscalização e  aplicação de notificações em flagrantes.