Mappim

Prefeito Marcelo Angênica e o presidente do Faeb/Senar, inauguram Centro de Capacitação Regional em Itamaraju

Por Amaral Jr / ASCOM em 18/10/2019 às 17:28:13

O prefeito do município de Itamaraju, Marcelo Angênica, inaugurou nesta sexta-feira (18), o Centro de Capacitação Regional da região do Extremo Sul da Bahia, em parceria com o Senar/Bahia e com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

Durante o cerimonial de inauguração o prefeito Angênica externou: "A proposta de instalação do Centro nos foi apresentada pelo presidente do Sindicato Rural, Everaldo Santos Melo. A partir daí, entramos na concorrência com municípios vizinhos e hoje estamos vivendo a realidade desse sonho. Através dessa conquista vamos treinar e capacitar o produtor rural para gerar emprego e renda e melhorar a vida no campo", enfatizou o prefeito.


Para garantir mais comodidade e conforto aos produtores rurais que farão uso do local, o município e o Senar/Bahia, disponibilizaram uma grande área nobre no centro da cidade, com 900 m2, salas de aulas modernas e climatizadas, salas administrativas, área de alimentação, biblioteca, banheiros, duas salas com 40 lugares cada e sala de informática com 25 bancadas com equipamentos de informática e computadores.


O prefeito disse ainda que o espaço é um dos mais modernos da cidade. "Precisamos fazer com que as tecnologias e informações cheguem à nossa comunidade rural e certamente, o Centro de Capacitação Regional do Senar irá proporcionar tudo isto".


O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou que o Centro de Capacitação será um divisor de águas para o município e também para a região: "É uma nova etapa de ações do Sistema Faeb/Senar no Extremo Sul do estado, aproximando a entidade cada vez mais do produtor rural baiano, dos trabalhadores rurais e suas famílias. O Senar Bahia já vem realizando um trabalho na região, com o Pro-Senar e com a Assistência Técnica e Gerencial continuada, programas que têm o firme propósito de melhorar ainda mais o setor agropecuário e essa Região tem muito potencial para ser explorado", destacou Miranda.

O Centro de Capacitação Regional do SENAR vai oferecer treinamento, capacitação e disponibilizará cursos técnicos em agronegócio, que beneficiará a agropecuária de Itamaraju e região.


A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, acrescentou que este é o sexto Centro de Capacitação do Senar Bahia no interior do estado e que agora chega para uma região já vocacionada na cadeia do agronegócio.


Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju, Everaldo Santos Melo, o Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia, vai proporcionar o crescimento da base econômica da região. "A parceria entre o Senar, o Sindicato Rural, e a Prefeitura Municipal, vai impulsionar a economia local, gerando emprego e renda e fixando o homem no campo, através da Assistência Técnica, do ensino profissional, e da capacitação da mão de obra, contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário com sustentabilidade", disse.


O vereador Rubens do Hospital em sua fala enfatizou a importância da conquista do centro de formação rural para o município. E disse, que toda comunidade rural ganha a partir de agora conhecimento e tecnologia".

O Diretor Regional do Sistema Faeb, Romeu Gazinelli, falou que a expectativa da região com o Centro é alavancar as ações da Faeb e do Senar no Extremo Sul da Bahia, através dos cursos técnicos. "A construção desses Centros vêm fortalecendo o Sistema S em todo o País, esse tipo de investimento só traz benefícios para o produtor e para o agronegócio", declarou.


Estiveram presentes na solenidade, toda a comitiva da Prefeitura Municipal de Itamaraju: o Secretário da Agricultura/Meio Ambiente de Itamaraju, Ivan Favarato Filho; o Secretário de Administração, Léo Oss; a Secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Angênica; a Secretária de Educação, Juciara Silva; o Secretário de Finanças, Luis Fábio; o Secretário de Governo, Dalvadísio Lima; o Secretário de Obras, Antonio Charbel e o Secretário de Saúde, Elan Wagner. Na comitiva do Sistema Faeb/Senar, além do Presidente e da Superintendente estavam: o vice-Presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias Souza; o vice-Presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Guilherme Moura). Os presidentes de Sindicatos da Região do Extremo Sul: André Luiz Ferreira de Carvalho (Itapebi); Antônio Linhares (Ibirapuã); Celso Cipitelli (Porto Seguro); Dorivaldo de Almeida Neves (Teixeira de Freitas); Eliane Meneses (Eunápolis); Emetério Silva Neto (Lajedão); Frederico Castro (Mucuri); Gilberto Borlini (Itabela); Júlio de Moraes (Prado); Jorge Brito (Guaratinga); Maria de Fátima Mendes Reis (Medeiros Neto); Romeu Gazinelli (Itanhém); Waldenir Pinto Lapa Filho (Belmonte).


A partir deste mês, a sede do Sindicato Rural funcionará nas instalações do Centro de Capacitação, na Praça Marechal Castelo Branco, 1.615, bairro Centro, Itamaraju, Bahia, e-mail: [email protected], Telefone: (73) 3294-1302.