13/10/2017
Uma análise sobre a gestão de Dr. Marcelo, prefeito de Itamaraju - BA.

No período de campanha para prefeito de Itamaraju – BA, em 2016, muitos acreditavam que o Dr. Marcelo, que venceu as eleições e é o atual gestor do município, iria ser melhor do que os outros. Ilusão? Por isso, este texto fará uma análise, sem teor partidário, sobre essa administração, fundamentado em fontes e argumentos indutivos e dedutivos. 

Seguindo uma lógica, todos os candidatos a prefeitos de Itamaraju mentiram ou se omitiram em campanhas. Por quê?

1- Todos os problemas de Itamaraju são serão resolvidos em 04 anos, pois dependem de uma série de outros fatores.

2- É muito difícil implantações de grandes ou médias indústrias na  cidade, pois os empresários avaliam a geografia, a economia e a população do município. 

3- Até agora, todos os candidatos necessitam de apoios. Estes são constituídos de empresários, “políticos”, setores da economia que objetivam alguma coisa. Comerciantes, fazendeiros, etc, querem lucros. “Trabalhadores” querem direitos assegurados e melhores salários. Assim, todo o prefeito vai ter que escolher qual o setor que vai priorizar.

Fato: a gestão do Dr. Marcelo teve o apoio “maciço” da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Itamaraju. Muitos secretários são dessa instituição, que vai lutar pelo avanço do comercio. E qualquer medida que atinja, negativamente, essa entidade será barrada, mesmo sendo bom para um setor.

4- Qualquer candidato a prefeito necessita de dinheiro para a campanha. A quantia vem de onde? Quem ajuda quer retorno. Assim, o prefeito, de forma voluntária, será refém do grupo que o financiou. A “Lava Jato” é o maior exemplo disso.

Além das questões observadas nos itens acima, as decisões tomadas pelo Dr. Marcelo seguem também orientações do seu partido, PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, que, segundo a agência de noticias, BBC Brasil, é uma entidade que toma decisões de direita.

A atual prefeitura está realizando contenção de despesas, mesmo atingindo pessoas pobres. Essas medidas são legais.  É um direito de economizar. Faz parte da ideologia do partido do prefeito. Dois exemplos: Foi cortado um projeto do PSE - Programa de Saúde na Família, onde se realizava psicoterapia psicanalítica para alunos da rede escolar municipal. Merendeiras contratadas foram dispensadas.

Esses dois exemplos revelam legalidade, mas confirmam que a prioridade da gestão é cortar gastos com setores que beneficiem as classes desfavorecidas. Foi uma opção.             

Existem acusações de atos ilícitos contra a prefeitura. Alguns são boatos, e outros, indícios de veracidade (ver fontes, abaixo).  

Conclui-se que a gestão de Dr. Marcelo, atual prefeito de Itamaraju, prioriza ações de alguns setores, assim como, segue orientações de seu partido, PSDB, que se posiciona de forma “conservadora”. Isso não foi dito em campanha. A politica partidária é assim: movida por ideologias não assumidas e por interesses de setores, sejam, elitistas ou de “trabalhadores”.       

Fontes consultadas:

Após ameaça de convênio da APAE, MP instaura Inquérito Civil e exige uma série de explicações à Prefeitura de Itamaraju

http://pradonoticia.com/apos-ameaca-de-convenio-da-apae-mp-instaura-inquerito-civil-e-exige-uma-serie-de-explicacoes-prefeitura-de-itamaraju/  

Itamaraju: Prefeitura divulga nota, assumindo férias da primeira dama e diz que Angênica vai devolver parte do salário.

http://opiniaopublica.online/itamaraju-prefeitura-divulga-nota-assumindo-ferias-da-primeira-dama-e-diz-que-angenica-vai-devolver-parte-do-salario/  

TCM: Prefeito de Itamaraju é punido por irregularidades em contrato de empresa de informática

http://itamarajunoticias.com.br/noticia/tcm-prefeito-de-itamaraju-e-punido-por-irregularidades-em-contrato-de-empresa-de-informatica/  

Itamaraju: Prefeito Marcelo Angencia terá que cancelar contrato com a Caymmi advogados de mais de 24 milhões, ou será denunciado por crime de responsabilidade

http://www.atribunabahia.com.br/2017/08/itamarajuprefeito-marcelo-angencia-tera.html  

Itamaraju: Prefeito denunciado ao MP por contratar empresa onde funciona sede de ensaio de banda musical

http://pradonoticia.com/itamaraju-prefeito-denunciado-ao-mp-por-contratar-empresa-onde-funciona-sede-de-ensaio-de-banda-musical/  

ESTATUTO - PSDB

http://www.psdb.org.br/conheca/estatuto/  

Direita ou esquerda? Análise de votações indica posição de partidos brasileiros no espectro ideológico

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41058120  

● Por André Luiz Alves de Souza

● É psicanalista. Atende na Clinica Fisioderm. Telefone: 73 3294.3648. Cel.: 73 99973.6482 (Vivo-com whatsApp); 73 98829.7602 (Oi).  

● É professor concursado.

● É psicopedagogo.

● É licenciado em Filosofia; pós-graduado em Psicopedagogia; formado, clinicamente, em Psicanálise.

● É professor de cursos para concursos e convidado de faculdades. 

● Escreve para o blog: http://comportamentoesociedade.zip.net. 

● Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: drandresouza@hotmail.com.

 

Anuncie Aqui Empresa Contato Equipe