Mappim

Caravelas equipa todas as unidades de saúde com aparelhos de eletrocardiograma e oxímetros

Por ASCOM em 14/08/2022 às 08:52:10

Os eletrocardiogramas são exames que avaliam a atividade elétrica do coração, por meio de eletrodos fixados na pele, detectando o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. Um aparelho que pode salvar vidas, sobretudo, de pessoas com doenças cardíacas, muitas vezes, vítimas de infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Já os oxímetros são aparelhos pequenos, utilizados para medir a saturação, isto é, a quantidade de oxigênio no sangue. Cada uma das nove unidades da rede pública de saúde do município de Caravelas agora tem esses dois equipamentos.

A entrega dos 18 aparelhos e de novos jalecos para toda a equipe de enfermagem (técnicos e enfermeiros) aconteceu nesta quarta-feira (10), na Secretaria Municipal de Saúde de Caravelas.

Pouco antes, enfermeiros e técnicos, que integram as equipes de cada uma das unidades de saúde do município, participaram do curso de capacitação para uso do aparelho de eletrocardiograma, com o médico cardiologista, Dr. Marcos Raphael.

Segundo a Secretária de Saúde, Marina Ramalho, "com a disponibilidade desses aparelhos, pacientes que, antes precisavam marcar e aguardar na fila de espera, já podem ser atendidos na rede pública de saúde com acesso imediato a esses exames", disse.

Para o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, "mais do que investimento na saúde, a aquisição desses equipamentos ajuda na prevenção, no diagnóstico e a salvar vidas, principalmente, de quem mora em distritos e localidades rurais e cada minuto é fundamental para o diagnóstico do quadro de saúde e tratamento", explicou.