Mappim

Atiradores do tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju realizam exercício operacional

Por Henrique Peixoto em 06/07/2022 às 12:31:21

No crepúsculo matutino do dia 2 JUL (sábado) os atiradores do TG 06-025 realizaram uma marcha de 12km, conforme seu quadro de programação de instruções. Tendo as instalações do TG como ponto de saída e chegada, os jovens iniciaram o deslocamento, às 05:30h, até o topo do bairro Bela Vista, precedidos da equipe de balizamento e bandeira insígnia, conduzida pelo atirador destaque do mês de maio – AT Oliveira. Durante o deslocamento, a população os saudavam com palmas e palavras de incentivo.

O exercício iniciou na sexta-feira, com a preparação do apronto operacional e pernoite em abrigos improvisados, confeccionados pelos próprios combatentes.

Após a conclusão da marcha, os atiradores deram continuidade nas atividades operacionais confeccionando armadilhas, realizando pista de orientação, confeccionando ração operacional, praticando as técnicas de confecção de pelota (transposição de curso d"água conduzindo a mochila e fuzil) e realizando diversas patrulhas, culminando com uma patrulha de interdição, onde as instalações do TG havia sido tomada por um grupo de insurgentes.

Por fim, os atiradores foram recepcionados por seus familiares, que se emocionaram ao vê-los executando a patrulha de interdição. Em seguida, participaram de um banquete, organizado pelos próprios familiares.

O 1º Sgt Jermesson, Chefe de Instrução, avaliou o resultado do exercício como excepcional. Explicou que tais instruções fazem parte do programa de instrução militar e tem por objetivo desenvolver nos atiradores, atributos como: ação de comando, rusticidade, espírito de corpo e resiliência, condicionando-os progressivamente para o desenvolvimento de atividades mais intensas, que ainda advirão.

Finalizando o Chefe de Instrução ressaltou ainda, que a marcha é apenas uma forma de deslocamento para o combate, significa, portanto, que ao finalizar o percurso, o combatente deverá estar em total condições para iniciar o confronto. Os atiradores superaram todas as expectativas traçadas por este Chefe de instrução.

Parabéns ao nosso Tiro de Guerra 06-025 "Sentinela do Monte Pescoço", que de forma incansável, através do seu Braço Forte e Mão Amiga, vem contribuindo na formação militar e cidadã dos jovens itamarajuenses.