Mappim

Sobe para 22 o número de mortos em operação policial na Vila Cruzeiro/RJ

Por G1.globo.com em 25/05/2022 às 06:06:35

Uma operação policial que começou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (24), na Vila Cruzeiro –Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, terminou com 22 pessoas mortas e algumas feridas.

A ação contou com agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e tinha como objetivo, segundo a polícia, prender chefes do Comando Vermelho e outros chefes de facções das favelas da Mangueira, Jacarezinho, Salgueiro e Providência que estavam escondidos na Vila Cruzeiro.

Uma verdadeira operação de guerra foi montada pela polícia que usou até um helicóptero blindado da PM para dar apoio aos em terra. Os confrontos se concentraram na parte alta da Vila Cruzeiro, perto de uma área de mata.

Policiais apreenderam 13 fuzis, quatro pistolas, doze granadas e uma quantidade grande de drogas

Em entrevista ao G1, o tenente-coronel O tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM, disse que o objetivo da operação é localizar criminosos de outros estados que se escondem na Vila Cruzeiro.

Eles estão hospedando criminosos de outros lugares, entre eles, criminosos do Pará, que determinaram a morte de mais de 13 agentes públicos somente este ano." Disse o porta voz.

O tenente-coronel lamentou a morte de Gabrielle Ferreira da Cunha, de 41 anos, morta dentro de casa por bala perdida de "realidade trágica".

"Estamos falando de um confronto armado em que se usam armas de guerra, munições de alta velocidade, que cruzam longas distâncias. Segundo informações, ela teria sido atingida logo no início da operação quando criminosos estavam atacando os policiais", afirmou.

Segundo Blaz, o Comando Vermelho, facção criminosa da Vila Cruzeiro, é responsável pela maior parte dos confrontos no RJ.

"Precisamos desbaratar essa quadrilha que já é hoje responsável por mais de 80% dos confrontos armados do Rio de Janeiro. Essa facção criminosa que opera ali na região da Vila Cruzeiro atua numa campanha expansionista em todo o nosso estado". Concluiu o porta voz.

Fotos Reprodução: PRF,G1, Extra Globo, Diário do Poder, Tupi FM