Mappim

Ilha é campeã da Copa Verão 2022

Por Henrique Peixoto em 10/05/2022 às 18:47:04

Emoções e alegria marcaram o domingo 8 de maio de 2022, data comemorativa ao dia das mamães.

A arena chapadão do bairro Cristo Redentor, foi palco de mais uma decisão esportiva de finais da Copa Verão, recebendo centenas de pessoas prestigiando a festa do esporte de várzea que é sucesso em Itamaraju.

A competição que completou sua 17ª edição tem um brilho especial garantindo a revelação de grandes jogadores, realizada através da equipe Os Feras da Bola, a copa se tornou um grande patrimônio do esporte no município fomentando a economia, esporte, cultura e lazer.

Cravando o nome da história do futebol parabenizamos aqueles que também ocupam lugar de destaque: Darly Correia, Antônio Reis, José Silva, Wender Santos, Marcos Vinicius, Fladimir Portela, Evely, Bené entre outros que contribuíram para o sucesso da competição.

Foram 09 finais de muita competividade contando com a participação de 16 equipes, partidas eletrizantes e muitas jogadas dignas dos aplausos do público, vale ressaltar o papel importantíssimo dos torcedores que lotaram a beira do campo e vibraram a cada jogo realizado.

Ocupando lugar de destaque as equipes Eletromax e Ilha, carimbaram o passaporte para a final da competição criando grande expectativa de jogo, assunto bastante comentado no cenário esportivo diante da evolução de ambas equipes e elenco.

Antecedendo o jogo uma belíssima cerimonia marcou a abertura da final, entoando o hino de Itamaraju, homenagens a figuras do esporte, apresentação das equipes e registros fotográficos eternizando o momento.

Autorizado pela Adafi a bola rolou no chapadão valendo o título de campeão da competição, em campo ambas equipes realizaram uma partida acirrada com grande ofensiva buscando cravar o placar do jogo.

Apresentando grandes chances de perigo a equipe da Ilha, pressionou o adversário que buscava equilíbrio de jogo, após várias tentativas abrindo o marcador com gol do jogador Frank, a equipe da Ilha saiu na frente, mas logo em seguida sofreu o gol de empate.

No segundo tempo a partida ficou ainda mais eletrizante e um jogador da equipe Eletromax, foi penalizada com cartão vermelho deixando a equipe em desvantagem, chance que a equipe da Ilha não aproveitou e o jogo terminou empatado levando a decisão do título para os pênaltis.

Dizem que pênaltis é como loteria e para as equipes foi preciso contar bastante com o desempenho dos batedores e goleiros, a cada cobrança era notório a aflição do público e dos treinadores, as 5 primeiras cobranças ambas equipes converteram 4, dia de brilho dos goleiros que defenderam as primeiras cobranças.

Em seguida as cobranças foram alternadas melhor para a equipe da Ilha, sob o comando do treinador Borracha que contou com a defesa do ilustre goleiro Kinho, garantindo o título inédito para a equipe que soltou o grito de campeão.

A partida contou mais uma vez com aparato da Guarda Municipal, trabalho de arbitragem da Adafi.

Um dos organizadores da competição é o baluarte Darly Correia, agradeceu a participação das equipes apoio de patrocinadores e torcedores garantindo assim, o sucesso da competição contando com a recepção da comunidade local.

Antônio Reis, destacou que breve uma nova edição será lançada contando com maiores investimentos e novidades superando a expectativa de todos, finalizando solidarizou-se com as famílias enlutadas que durante a competição se despediram do jogador Gustavo, "não é fácil perder quem amamos e temos a certeza que a missão dele continua nos planos celestiais, essa foi a vontade de Deus. " Encerrou.

Em seguida foi realizada a premiação dos destaques da competição, um troféu recebeu o nome de Lula Brito, que era morador do bairro Santo António do monte, outro homenageou o torcedor Miguel do Pandeiro, ambos morreram vítima da covid - 19.

Equipe da Ilha:

A equipe da Ilha chegou a Copa Verão no ano de 2016, desconhecida e determinada apresentou um belíssimo futebol com elenco da comunidade de origem, aos poucos a equipe avançou e chegou a semifinal da competição na ocasião foi desclassificada jogando contra o time Ouro Verde.

No 2017, a equipe não se classificou, em 2018 e 2019 a equipe também não passou da primeira fase, nos anos seguidos em decorrência da Covid-19, a competição não foi realizada.

Ressurgindo em 2022, após retorno da competição a Ilha chegou com grande protagonismo apresentando um bom futebol e logo surgiram os resultados, aos poucos conquistou o público seguindo a trajetória de vitorias.

Dona da melhor defesa da Copa Verão sofrendo apenas 2 gols, sob o comando do treinador Borracha, desbancou diversas equipes e conquista o título com triunfo de gloria, superação que foi mencionada após o jogo e feita menção ao jogador Cristian, que pertencia a equipe e faleceu vítima de um acidente automobilístico.

Superação para o goleiro Kinho, um jovem guerreiro que vem se destacando no futebol de Itamaraju, recentemente perdeu a sua mãe e vem buscando forças e conforto diante da perda incalculável, o mérito da conquista do título e melhor goleiro teve dedicação e homenagem póstuma a sua saudosa guerreira.

Vivendo seu melhor momento o jogador Frank, conquistou a artilharia da competição e faturou vários prêmios o garoto é dono da camisa 12.

Enfim a palavra união é a chama mais forte da equipe que contam com uma belíssima torcida que leva moral e vibração a beira do campo.

Falar sobre a ilha resume em muitas histórias que o tempo se encarregará de mostra a todos, gritar que é campeão será sempre uma festa, mesurar que a favela venceu é uma expressão que muitos sempre vão dizer!