Mappim

GADS realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Água

Por Henrique Peixoto em 24/03/2022 às 08:01:28

O Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social – GADS, instituição de grande importância no município de Itamaraju, em defesa do meio ambiente. Durante o mês corrente vem promovendo ações alusivas ao Dia Mundial da Água.

Durante os dias 22 e 23 de março de 2022, ambientalistas da instituição estão visitando unidades escolares e enfatizando a importância da água.

Uma das escolas visitadas foi o Colégio Reitor Edgard Santos, sendo aplicada palestra para alunos dos turnos matutino e vespertino. Neste ano de 2022, o tema abordado pelos ambientalistas destaca as aguas subterrâneas: Tornando o Invisível Visível.

O Dia Mundial da Água, realizado anualmente em 22 de março, tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da água e do gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio de resolução, que a partir de 1993, anualmente, o dia 22 de março seria celebrado como Dia Mundial da Água. O intuito é que nessa data sejam realizadas atividades para promover a conscientização do público por meio de atividades relacionadas à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos.

Anualmente, o tema do Dia Mundial da Água é selecionado pela UN-Water em consulta às demais organizações da ONU que compartilham interesse no enfoque daquele ano. O tema também está alinhado com o foco do Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água coordenado pelo Programa Mundial de Desenvolvimento da Água da UNESCO (World Water Development Programme – WWAP) em nome da UN Water.

O tema de 2022 é "Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível". Embora escondidas sob os nossos pés, as águas subterrâneas enriquecem as nossas vidas, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas. Em muitos locais, ocorre exploração sem planejamento, além da poluição das águas subterrâneas. É necessário visibilizar essas águas "invisíveis" para que possa ser melhor gerenciada por todos (UN Water, 2022).

Informações: GADS