Mappim

Prefeitura de Itamaraju realiza programação especial no dia de combate a violência contra pessoa idosa

Por Cassio Marchesini em 14/06/2019 às 18:15:08

A secretaria de Desenvolvimento Social através do CREAS preparou uma programação especial em comemoração o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa que é comemorado dia 15 de Junho.  

O evento foi realizado na manhã desta sexta feira (14), com uma série de ações e serviços no Ginásio de Esportes.

O objetivo do evento foi orientar a população em geral e principalmente os idosos sobre a importância da denuncia para reduzir o numero de agressões que tem aumentado nos últimos dias.


De acordo com a Fabiana Angênica, além de promover o lazer e a integração social, o evento tem como objetivo principal incitar a reflexão a respeito da situação, direitos e anseios das pessoas idosas no município. "A nossa intenção foi promover um dia de festa, para homenagear os nossos idosos, com orientações e informações para conscientizar a todos tivemos aqui diversas apresentações dos trabalhos desenvolvidos nos Cras e no Creas", destacou a secretária.De acordo com a Fabiana Angênica, além de promover o lazer e a integração social, o evento tem como objetivo principal incitar a reflexão a respeito da situação, direitos e anseios das pessoas idosas no município. "A nossa intenção foi promover um dia de festa, para homenagear os nossos idosos, com orientações e informações para conscientizar a todos tivemos aqui diversas apresentações dos trabalhos desenvolvidos nos Cras e no Creas", destacou a secretária.


Segundo o Prefeito Marcelo Angênica, todo trabalho é feito de modo que atenda as políticas do idoso. "Muito importante esse evento que serve como lembrança de nossa responsabilidade social para com a pessoa idosa, pois entendemos que elas contribuíram e contribuem muito para o nosso município. São pessoas sábias, experientes, que tem muito para nos ensinar. Nossa luta é fazer valer as políticas voltadas para o idoso", disse.


Foi apresentado durante o evento informações nos aspectos jurídico, social e de saúde referente ao idoso, alem de serviços como aplicação de vacina contra a gripe, aferição de pressão arterial e glicose.

De acordo com Luana Coordenadora do CREAS, "Queremos estreitar o atendimento e estabelecer um fluxo, que atenda melhor o idoso, nos casos de negligência e maus tratos. É importante também que a população faça sua parte denunciando casos de abusos através do Disque-denúncia disque 100".

A ação social foi realizada em parceria com as Pastorais da Pessoa Idosa, CCI, AAPESBA, Educação de Jovens e Adultos, Primeira Igreja Batista, Atenção Básica e NASF. 


O assistente social do CREAS, Irismar Santana, apresentou dados sobre uma pesquisa que confeccionada via projeto "Fortalecendo o cuidado nas relações de convivência com os idosos através da disseminação de informações protetivas".

São classificadas como formas de violência contra a pessoa idosa a negligência, a violência física, psicológica, sexual, financeira ou econômica, o abandono e a autonegligência. 


O evento contou com diversas atividades gratuitas, que incluíram apresentações culturais, distribuição de cartilha informativas, palestras, dinâmicas e ginástica para a terceira idade com personal trainer, atendimentos jurídicos e orientações psicossociais.