Mappim

"Por que o São João está deixando de ser São João?"

Por Psicólogo André Souza em 08/06/2019 às 22:40:10

            O São João (festa junina) é comemorado no mês de junho; tem origem católica; foi herdado pelo Brasil da tradição portuguesa. Cada dia de festa é relacionado a um santo católico.

          O primeiro é Santo Antônio de Pádua, que ocorreu nessa cidade (último nome), em 13 de junho de 1231. É considerado o santo da família. Também é o "santo casamenteiro".

          O segundo é São João Batista, festejado em 24 de junho. Esse foi o responsável pela anunciação do nascimento de Jesus Cristo.

          O terceiro é São Pedro, um dos doze apóstolos escolhidos por Cristo. É festejado em 29 de junho. Esta data também é dedicada a São Paulo de Tarso. Ambos foram sacrificados por defenderem o cristianismo.

          A fogueira tem relação com a mãe de João Batista. Para comunicar a Maria, mãe de Jesus, do nascimento de João, teria feito uma enorme fogueira.

          No Brasil, essa festa se tornou parte da cultura popular sertaneja. Esse pais foi rural por séculos, tanto no período colonial, como depois da Independência. Existiam duas maneiras importantes de se tornar compadre e comadre, padrinho e madrinha: 1- pelo batismo; 2- pela fogueira. Nas festas juninas, os homens, principalmente, constituíam duplas de compadres de fogueira e deveriam pular as brasas com as mãos em sentido cruzado. Também recitavam versos.

          A quadrilha é um tipo de dança que veio da França, entre os séculos XVIII e XIX. Estão presentes alguns elementos do rural patriarcal.

          As comidas típicas se relacionam com o período de colheita e com um dos principais alimentos no interior do Brasil, o milho. Estão também presentes, os derivados do leite, batata e mandioca: pipoca, bolo de milho verde, arroz-doce, biscoito de polvilho, canjica, milho cozido, batata-doce e ?mandioca assadas na fogueira, bolo de fubá, maria-mole, etc.

          Por que o São João está sendo descaracterizados ou "alterado" no Brasil?

1- Famílias "evangélicas" ou não católicas não deixam seus filhos participarem por serem homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro, interrompendo ou distorcendo essa festa.

2- Gestores evangélicos de escolas alteram a festa. Exemplo: Em várias escolas, o nome já passou ser "Festa Cultural".

3- De uma forma geral, gestores políticos "evangélicos" ou não distorcem o São João por diversos motivos.

4- A cultura urbana sobressai sobre a camponesa, como por exemplo, a existência de asfalto, não dando mais sentido às fogueiras.

5- Crescimento da economia urbana. E outros....

          Para justificar os itens 1 e 2, é citado uma experiência concreta de descaracterização do São João.

Uma iniciativa que tenta conciliar uma tradição cultural com as convicções de fé de parte da sociedade levou uma escola a mudar o nome das festas juninas para "festa da colheita", e assim, atrair os alunos evangélicos.

A ideia surgiu depois que os organizadores da festa no Instituto Educap, de Campo Grande (MS), notaram uma diminuição do número de alunos participantes por causa do temor dos pais de que seus filhos fossem doutrinados nas tradições católicas.

Para contornar o impasse, os professores resolveram excluir as referências da tradição católica na festa, e mudar seu nome: "Percebemos que nossa festa estava no automático. Só reproduzir a festa não vale a pena se não for algo bem reflexivo. Por isso, fizemos um resgate da colheita, da questão da alimentação na vida das pessoas. A festa da colheita tem o objetivo de celebrar os alimentos", disse Celia Tavares Rino, diretora pedagógica do Instituto Educap, ao portal Uol.

O estado do Mato Grosso do Sul tem como grande carro-chefe da economia local a agricultura. Nos dias que antecedem a festa, os professores promovem debates com os alunos com questões ligadas à alimentação.

Este ano o tema do debate entre os alunos do Ensino Fundamental I foi a farinha, enquanto no nono ano (Ensino Fundamental II) os estudantes discutiram questões ligadas ao meio rural e suas dificuldades.

"Tudo o que nós vamos fazer parte de um currículo vivo. A festa pela festa não tem sentido. Tem sentido sim se você faz um resgate histórico e cultural. Mostrar, por exemplo, que a cultura do campo é diferente da cultura urbana", explicou a diretora.

A festa, no entanto, preserva características social da celebração de origem católica, como fartura de comidas, decoração rural e espaço para danças e brincadeiras. "Desconstruímos a festa e agora as crianças evangélicas participam. O foco no alimento fez um leque maior se abrir", concluiu.

Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/escola-muda-festa-junina-atrair-alunos-evangelicos-83800.html 

          Conclui-se a festa de São João, a cada dia que passa, está sendo descaracterizada por questões culturais, econômicas, políticas e religiosas. A sua identidade está sendo alterada e esfacelada.

Fontes consultadas:

Festa "sem João" evangélica adapta a junina com música gospel e "crentão" sem álcool

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/06/23/festa-sem-joao-evangelica-adapta-a-junina-com-musica-gospel-e-crentao-sem-alcool.htm   

Escola muda nome da festa junina e exclui tradições católicas para atrair alunos evangélicos

 https://noticias.gospelmais.com.br/escola-muda-festa-junina-atrair-alunos-evangelicos-83800.html  

Festa Junina

A Festa Junina é um tipo de comemoração de caráter rural e ocorre no Brasil desde a época colonial.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/festa-junina  

Brasil cultural: Caipira

http://www.educacional.com.br/escolas/arquivos/4740001/publicacao/602439/1478730123533.pdf  

TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO ESTÁ SE ACABANDO A CADA ANO

http://itapicurunoticias.blogspot.com/2013/06/tradicao-do-sao-joao-esta-se-acabando.html  

FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS: LIÇÕES DE PRECONCEITOS

http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a15v2899.pdf  

Origem da festa de São João

https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-sao-joao.htm  

Festejos de São João: origens e tradições

http://plus.diariodonordeste.com.br/festejos-juninos/  

Festa junina de escola é mais que a dança da quadrilha, dizem educadores

https://educacao.uol.com.br/noticias/2016/06/28/festa-junina-de-escola-precisa-se-livrar-do-caipirismo-dizem-educadores.htm  

10 erros mais comuns nas festas escolares

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/789/10-erros-mais-comuns-nas-festas-escolares  

Para Adelmário Coelho, descaracterização do São João é 'culpa' do poder público

https://www.bahianoticias.com.br/holofote/entrevista/272-para-adelmario-coelho-descaracterizacao-do-sao-joao-e-culpa-do-poder-publico.html  

  

? Por André Luiz Alves de Souza

? É psicanalista. Atende na Clinica Fisioderm. Cel.: 73 99973.6482 (Vivo-com Whatsapp); 73 98829.7602 (Oi).  

? É professor concursado.

? É psicopedagogo.

? É licenciado em Filosofia; pós-graduado em Psicopedagogia; formado, clinicamente, em Psicanálise.

? É professor de cursos para concursos e convidado de faculdades.

? Licenciatura incompleta em Matemática.

? Acadêmico de Psicologia (Pitágoras)

? Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected]