Mappim

Apple lança novo sistema operacional iOS 13 com inédito modo noturno

Empresa também mostrou novidades para o relógio inteligente Watch. Novo dark mode para o sistema operacional Apple iOS 13ReproduçãoA Apple anunciou nesta [...]

Por Redação em 03/06/2019 às 15:07:35


Empresa também mostrou novidades para o relógio inteligente Watch. Novo dark mode para o sistema operacional Apple iOS 13

Reprodução

A Apple anunciou nesta segunda-feira (3) o iOS 13, nova geração dos sistemas operacionais móveis da empresa, que irá permitir uma melhor integração e independência dos smartphones, relógios e computadores.

As novidades foram reveladas no WWDC, o congresso para desenvolvedores da empresa, que acontece em San José, nos Estados Unidos.

O iOS 13 também terá um inédito modo noturno, que apresenta aplicativos em tons de preto ou azul, com menor incidência de brilho e mais economia de bateria.

No novo sistema operacional, a Apple prometeu que os aplicativos terão atualizações com tamanho 50% menor. Os programas também devem ser abertos na metade do tempo, na comparação com o iOS 12.

Relógio independente

Também há novidades para o relógio inteligente da empresa, o Apple Watch. A partir de agora, haverá aplicativos próprios para o aparelho, eliminando a dependência de conexão com um iPhone. Antes, era preciso que os aplicativos fossem baixados no celular.

Novidades da Apple para o Watch

Reprodução

Os novos modelos terão gravador de voz e calculadora, que permitirá dividir contas com outros usuários. As funções relacionadas a atividades físicas também foram aprimoradas.

Por meio de um aplicativo, o relógio também poderá dizer se você está em um ambiente muito barulhento. A Apple afirmou, no entanto, que não irá gravar nenhum áudio do usuário.

Outra frente que a Apple tem atuado é na saúde. Haverá um aplicativo que poderá mensurar o ciclo menstrual, por exemplo. Além disso, o iPhone ganhou recentemente funções de eletrocardiograma e monitoramento cardíaco.

Novos mapas

Atualização dos mapas da Apple

Reprodução

A Apple também aproveitou para apresentar atualização para o programa de mapas. Agora, eles serão mais detalhados, incluindo um modo de visualização das ruas. É uma tentativa da empresa de concorrer com o Google Maps.

Outras novidades

A função de logar em um serviço, muito comum com Google e Facebook, agora vai ganhar uma opção da Apple. Chamada de login com Apple, a nova funcionalidade vai permitir que o usuário utilize a conta da Apple, em vez de criar uma nova.

Para garantir a segurança, a empresa permite criar uma máscara de e-mail falso para logar em um serviço, garantindo a anonimidade do usuário. Ficará a cargo dos desenvolvedores dos serviços permitir que o login seja feito desta forma.

Há novas ferramentas de controle do usuário. A partir de agora, é possível compartilhar a localização do aparelho com o aplicativo apenas uma vez, e exigir que ele pergunte de novo quando precisar. Antes as opções eram "sempre'" ou "enquanto utiliza o app".

Mudança de direção

Com as novas apresentações a Apple busca um futuro em que os iPhones, que durante anos foram a principal fonte de faturamento da gigante de tecnologia, não sejam a parte central para os outros produtos e aparelhos da marca.

A Apple também afirmou que 97% de sua base de clientes se diz satisfeita com o sistema operacional iOS. De acordo com a empresa, 85% dos usuários utiliza a versão mais recente.

Fonte: G1

Tags:   G1