Mappim

Prefeitura de Prado e SEPROMI realizam 1º Encontro Municipal da Igualdade Racial

Por DECOM - Prefeitura de Prado em 30/11/2021 às 01:21:36

Evento do Novembro Negro em Prado formalizou adesão do município ao Fórum de Gestores de Igualdade Racial e autorizou repasse de recursos para geração de renda em comunidades indígenas.

A prefeitura Municipal de Prado em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial realizou no último sábado (27), na Câmara de Vereadores o primeiro encontro municipal da Igualdade Racial.

O encontro teve como finalidade, propor políticas que promovam a igualdade racial, com ênfase na população negra, indígena e outros grupos étnicos e segmentos para combater a discriminação racial e reduzir as desigualdades sociais.

Durante o evento, a secretária do Estado da Promoção à Igualdade Racial do Estado da Bahia, Fabya Reis, anunciou a entrega da casa de farinha móvel adquirida através de captação de recursos e autorizou o repasse que somam cerca de 240 mil reais que vão beneficiar comunidades indígenas da região. A secretária pontuou que as ações ampliam a implementação de políticas afirmativas para a população negra, povos e comunidades tradicionais. "Trata-se da aplicação de um volume expressivo de recursos para gerar renda e inclusão produtiva em aldeias indígenas, esforço que é integrado à atuação da gestão municipal. As iniciativas têm como foco o enfrentamento aos impactos econômicos que tanto prejudicaram a população negra e segmentos tradicionais nesta pandemia", disse.

O Prefeito Gilvan Santos, destacou sobre a importância do encontro. "Esse é o momento em que todos os segmentos se reúnem e discutem a política da promoção da igualdade racial para ser desenvolvida e implementada no nosso município e isso só vem a contribuir com a nossa sociedade. A cada dia estamos trabalhando para que a igualdade entre o nosso povo prevaleça e, assim, as causas sociais recebam a atenção merecida. Infelizmente ainda precisamos combater o racismo, o preconceito, a discriminação, a xenofobia e reduzir as desigualdades raciais nos campos econômicos, social, político e cultural", frisou.

Na oportunidade foi lançado pela a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Campanha do Natal Solidário, que tem como o principal objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

Também participaram do encontro; a Major Denice Santiago, da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) da SSP, o comandante da 88ª Companhia Independente de Polícia Militar (88ªCIPM), Major PM Carlos Eduardo Barbosa, o presidente da Câmara de Vereadores, Odilei Matos, juntamente com outros parlamentares locais, os secretários municipais; Neuziane Mascarenhas (Saúde), Léa Ferreira (Finanças), Iracema Ribeiro (Turismo), José Costa (Social), Lenilson Felipe (Agricultura), Ricardo Oliveira (Assuntos Indígenas), dentre outras representações do poder público e sociedade civil, incluindo comunidades religiosas e assentamentos de reforma agrária.