Mappim

Prado: Secretaria de Saúde realiza atividades voltadas à saúde do homem em Limeira

Por DECOM - Prefeitura de Prado em 24/11/2021 às 19:12:31

A Prefeitura de Prado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Unidade Básica de Saúde (UBS-10) do povoado de Limeira, atendimentos específicos voltados ao público masculino. A ideia foi intensificar a campanha Novembro Azul, que busca desmistificar a doença do câncer de próstata, conscientizando os homens sobre a importância do exame preventivo. Os homens que buscaram a UBS tiveram, além de consulta, palestras, roda de conversas e café da manhã, realizados na sala de espera.

De acordo com Iolanda Ribeiro, enfermeira responsável pela unidade, a ação teve como objetivo alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

"Hoje nós iniciamos o dia com a explicação do que é essa campanha, enfatizando que começou em 2003 na Austrália com a intenção que é a mesma de hoje, que é incentivar e alertar os homens da importância de se prevenir e do diagnóstico precoce das doenças que mais acometem, o novembro azul não é apenas uma campanha exclusiva para o câncer de próstata e sim de conscientização da saúde do homem", disse.

Para a secretária municipal de Saúde, Neuziane Mascarenhas, o Novembro Azul é fundamental para chamar atenção dos homens. "As ações nas unidades de saúde intensificam e fortalecem os serviços já realizados na rede pública, o trabalho de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata é feito ao longo do ano, mas o Novembro Azul é importante porque chama a atenção", disse.