Mappim

Pescadores desaparecem e barco é encontrado no fundo do mar no Norte do Estado

Por A Tribuna Online em 29/10/2021 às 16:21:37

A tripulação teria saído de Alcobaça, na Bahia, rumo ao sul do Espírito Santo

Quatro pescadores estão desaparecidos depois que saíram da Bahia em direção a Vitória, no Espírito Santo. A embarcação, chamada "Vivendo na Fé", em que eles estavam, foi encontrada nesta terça-feira (26) no fundo do mar, no norte do Estado, em São Mateus, segundo o filho de um dos tripulantes, Antonione Rodrigues Pereira.

O rapaz, que também é dono da embarcação, identificou os pescadores desaparecidos como Rogério de Oliveira Nascimento, José Henrique Lopes da Silva, Imaclei Pinheiros Neves e Antonio Luiz Rodrigues Pereira.

A tripulação saiu de Alcobaça, na Bahia, no último dia 6, rumo ao sul do Espírito Santo. De acordo com o familiar, todos os homens são da Grande Vitória, mas estavam no município baiano para uma temporada de pesca, mas foram impedidos de voltar para casa por uma tempestade, no final de setembro.

No dia 20 de outubro, eles chegariam a Vitória, após 14 dias de pesca em alto-mar. No entanto, eles não fazem contato com familiares desde o dia 10 de outubro, quando ainda estavam na região de Alcobaça.

A embarcação chamada "Vivendo na Fé", foi encontrada no fundo do mar, no norte do Estado Foto: Acervo Pessoal

Antonione Rodrigues explicou que o pai, Antonio, pescava desde os 15 anos de idade e estava acostumado com o percurso que o barco iria fazer até Vitória.

Além disso, a rádio do barco em que os quatro tripulantes estavam é de curta duração e para manter os familiares informados, os pescadores precisavam entrar em contato com outras embarcações, que, por sua vez, falavam com as famílias.

Por isso, Antonione não estranhou de imediato quando o pai não mandou notícias e disse que já tinha ficado 15 dias sem falar com ele. No entanto, após 17 dias desaparecido, ele começou a se preocupar.

"Esperança a gente sempre tem que ter porque não temos notícias nenhuma e achamos que todo mundo está vivo", disse.

Os pescadores desaparecidos são: Rogério de Oliveira Nascimento, José Henrique Lopes da Silva, Imaclei Pinheiros Neves e Antonio Luiz Rodrigues Pereira. Foto: Acervo pessoal.

Capitania faz buscas com helicóptero

Em nota, a Capitania dos Portos informou que está fazendo as buscas para encontrar os pescadores com auxílio de um helicóptero.

Além disso, na manhã desta quarta-feira (27), segundo o órgão, um aviso da Rádio Costeira de Itapemirim informava que a embarcação teria sido vista a aproximadamente 100 quilômetros a leste do município de Regência. O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar do Estado (Notaer) informou que está apoiando a busca pelos pescadores, que está ocorrendo neste momento.