Mappim

Fardo de navio nazista da 2ª Guerra é encontrado na Praia do Coqueiral, em Prado.

Por Claydson Motta - Prado Noticia em 24/10/2021 às 09:01:11

Uma caixa "misteriosa" apareceu próximo à Praia do Coqueiral, região central de Prado.

De acordo com informações, o objeto misterioso encontrado na praia, pertence a um navio nazista torpedeado por tropas americanas próximo a Recife em 1944. O navio foi encontrado em 1996, a 5.700 metros de profundidade.

Em nota, a Capitania dos Portos da Bahia afirmou que objetos semelhantes e sem identificação vem surgindo desde outubro de 2018. Esses materiais não apresentam características poluentes.

A primeira pista para desvendar o mistério foi localizar a origem das caixas: elas eram "made in Indochina", antiga colônia francesa onde é o atual Vietnã, Laos e Camboja que foi dominada pelo Japão na guerra e passou a compor o lado do Eixo com alemães e italianos.

"Fizemos uma pesquisa histórica e conseguimos identificar um cargueiro, chamado Rio Grande, que tinha uma carga de borracha com as inscrições referentes à Indochina Francesa", explica o professor Carlos Teixeira. O navio alemão tinha nome brasileiro para despistar inimigos entre os Aliados.

Os cientistas ainda trabalham com a hipótese de que esse navio seja o responsável pelas manchas de óleo que apareceram em diversas praias do nordeste.

O material encontrado em Prado, foi removido pela Empresa de Limpeza Pública do município e levado para o Palácio do Turismo.