Mappim

Sugestão de proibir educação sexual nas escolas foi rejeitada na CDH

Por Senado em 28/11/2018 às 23:50:39

A proibição da educação sexual nas escolas foi rejeitada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A sugestão legislativa (SUG 37/2017) apresentada via portal e-Cidadania do Senado foi analisada nesta quarta-feira (28).

A ideia era alterar o artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para aumentar as penas previstas para o constrangimento de menores. A proposta tambĂ©m previa a punição para o "ensino ou discussão sobre sexualidade", com aumento de pena em um terço se o debate fosse feito por alguĂ©m com cargo ou função pĂșblica, o que, em tese, abarca não só professores da rede pĂșblica, mas tambĂ©m servidores, em geral.

A sugestão recebeu 20.495 apoios na internet. O parecer da relatora, senadora FĂĄtima Bezerra (PT-RN), foi pela rejeição da matĂ©ria. Na reunião da CDH, esse posicionamento foi defendido pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Ele ressaltou que a iniciativa popular entraria em confronto com outros dispositivos do ECA que asseguram os direitos da criança e do adolescente de terem acesso à educação e à saĂșde proporcionados pelo poder pĂșblico.

ïżœ- Como a proposta entra em choque com o Estatuto da Criança e do Adolescente, e isso merece um debate muito mais aprofundado, a senadora FĂĄtima Bezerra deu o parecer contrĂĄrio.

Para a relatora, uma consequĂȘncia da proibição do debate sobre sexualidade seria a dificuldade de atuação preventiva do Estado em questões como a gravidez precoce e as doenças sexualmente transmissĂ­veis.