Mappim

Em reencontro após 20 anos, Sylvinho e Crespo tentam "apagar incêndio" em Majestoso 

Por Redação em 30/06/2021 às 12:24:27

O clássico entre Corinthians e São Paulo, marcado para as 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, 30, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena, será o reencontro de Sylvinho e Hernán Crespo. Hoje treinadores, o brasileiro e o argentino já se enfrentaram na época em que atuavam na Europa. Na única vez em que ambos estiveram em campo simultaneamente, a partida terminou empatada – no dia 17 de outubro de 2000, Lazio e Arsenal ficaram no 1 a 1, no Olímpico de Roma, em partida válida pelo Grupo B da Liga dos Campeões de 2000/2001.

Formado nas categorias de base justamente do Corinthians, Sylvinho foi negociado com o Arsenal em 1999 e já estava acostumado ao futebol inglês quando encontrou com Hernán Crespo. O atacante, embora tenha deixado o River Plate muito cedo, estava dando os seus primeiros passos na Lazio, que havia contratado o argentino após boa passagem pelo Parma. No duelo realizado na casa dos “Gunners”, o centroavante sequer constava no elenco italiano e nada pôde fazer para evitar a derrota por 2 a 0. Na segunda partida, em Roma, o titular Sylvinho teve atuação segura, mas não impediu que Nedved abrisse o placar para a Lazio. Crespo, na segunda etapa, deixou o banco de reservas, entrando no lugar de Inzaghi. Ele, no entanto, viu de perto o Arsenal buscar o empate com Robert Pirès, já aos 43 minutos. Apesar do resultado, as duas equipes avançaram às oitavas da competição.

Mais de cinco anos depois, Sylvinho e Crespo voltariam a se encontrar, desta vez vestindo as cores de outros times. O lateral brasileiro, na época no Barcelona, viu sua equipe despachar o Chelsea, do centroavante argentino, nas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2005/2006. Na ocasião, entretanto, eles não chegaram a se enfrentar. No confronto de ida, os catalães surpreenderam ao vencer os “Blues” por 2 a 1, em pleno Stamford Bridge, em jogo que Sylvinho entrou em campo quando Crespo já havia sido substituído. No empate em 1 a 1 no Campo Nou, o ala sequer entrou em campo, enquanto o atacante ingressou no duelo aos 13 minutos do segundo tempo, mas pouco contribuiu para os ingleses.

No reencontro desta quarta-feira, Sylvinho e Crespo lutam para tirar os seus respectivos times de uma crise. O treinador corintiano, apesar de recém-contratado, venceu apenas duas das nove partidas em que esteve à frente do Timão, amargando, inclusive, a eliminação na Copa do Brasil. O professor são-paulino, por sua vez, tirou o clube da fila de títulos ao conquistar o Estadual, mas se vê pressionado após começar o Brasileirão com resultados péssimos – até agora, o Tricolor ainda não venceu, soma apenas 4 pontos e está na zona de rebaixamento. Além disso, o argentino tenta acabar com o jejum do São Paulo nunca ter vencido o arquirrival no estádio localizado em Itaquera.