Mappim

Prefeitura de Itamaraju realiza reunião com aldeados do Trevo do Parque

Por ASCOM - Prefeitura de Itamaraju em 15/06/2021 às 16:57:31

A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Governo e Secretaria de Desenvolvimento Social, reuniu com representantes da Aldeia Trevo do Parque.

A reunião aconteceu na comunidade indígena citada, contando com a presença do Secretário de Governo Selmides Bida e Coordenadora do Cras II Jociane Mariano.

Na oportunidade os representantes do poder público, conversaram com os aldeados sobre a ação da gestão municipal voltada para a comunidade indígena, sendo discutido melhorias benéficas para a aldeia e adjacências.

Os representantes da gestão municipal ressaltaram o novo modelo participativo, que vem sendo desenvolvido tendo em vista a construção de propostas de acessos as comunidades e distritos do município, proporcionando investimentos e transformação, fomentando a qualidade de vida da população.

Os aldeados aproveitaram a oportunidade e fizeram reivindicações ao poder público, apresentando novas demandas da comunidade indígena, na garantia da oferta de atendimentos a saúde, educação entre outras ações benéficas aos nativos.

Para o Secretário Selmides Bida, a reunião provocada pela gestão municipal foi de grande importância, tendo em vista que a aldeia é a única comunidade indígena representativa do município, e o poder público municipal busca a cada dia promover melhorias afinco da valorização dos povos indígenas e aldeados, encerrou.

A coordenadora do Cras II Jociane Mariano, vem desenvolvendo na comunidade um projeto de incentivo à produção de hortaliças, o projeto será desenvolvido em parceria com o Senar, a previsão é que nos dias vindouros a comunidade seja contemplada com o curso de aprendizagem, após a reunião os aldeados apresentaram área coletiva que está sendo preparada para cultivo de hortaliças e tanques de produção de alevinos.

Além disso foi visitado o centro cultural da aldeia onde outra reunião foi desenvolvida, tratando de assuntos pertinentes ao desenvolvimento do ecoturismo na região.