Mappim

Prefeitura de Prado realiza mutirão para atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)

Por Pradoonline em 28/05/2021 às 19:41:49

A Prefeitura Municipal de Prado, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Urbano e Pesca, realizou um mutirão para o cadastramento na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), do governo federal. A ação aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, na sede da prefeitura.

A DAP é o documento para a identificação do agricultor familiar e pode ser obtido de forma gratuita tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).

De acordo com o prefeito Gilvan da Silva, "o fortalecimento do agricultor familiar é uma das bandeiras prioritárias da nossa gestão. A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Por isso, precisamos apoiá-los", disse.

Segundo o secretário Lenilson Felipe, a declaração é essencial para a garantia dos direitos aos pequenos produtores. "A DAP é a carteira de identidade do agricultor familiar. Elaboramos o mutirão para elevar o número de cadastros no município", explica.

A realização dos mutirões de DAP é uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Urbano e Pesca, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).