Mappim

Forças de segurança atuam em cumprimento do decreto e realizam fiscalizações a veículos e comércio

Por Henrique Peixoto em 16/04/2021 às 15:00:10

A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, com apoio de forças de segurança continua atuando na fiscalização e cumprimento ao decreto municipal.

Nas ações estão sendo empregados a Guarda Municipal, Fiscais de Tributos, Vigilância Sanitária, Superintendência de Trânsito e apoio dos guardiões da 43ª Companhia de Policia Militar e Policia Civil.

As ações realizadas no perímetro urbano têm fiscalizado o comercio, serviços de transporte de passageiros, serviços de entrega e ônibus que transportam trabalhadores agrícolas, o município publicou decreto nº 148/2021 de 06 de abril, que estabeleceu limite de locomoção de pessoas em razão da pandemia da covid-19, restringindo atividades comerciais entre outras medidas com intuito de frear a propagação do vírus.

As fiscalizações têm flagrado veículos excedendo o número de passageiros entre outras irregularidades, motos do serviço de entrega foram flagradas transportando bebidas alcoólicas em descumprimento ao decreto, os condutores juntamente com proprietários dos estabelecimentos flagrados responderão pelo crime tipificado no artigo 268 do Código Penal, entre outras punições previstas.

Além disso a fiscalização tem dispensado inúmeras pessoas que participam de aglomerações, promovidas por eventos clandestinos, algo que proporciona o crescimento do número de infectados no município e pode levar a morte dos contaminados em decorrência levar ao colapso da saúde pública.

A resistência por parte de alguns comerciantes tem sido algo notório, o descumprimento das medidas impostas por meio de decreto torna o trabalho das equipes ainda mais árdua e preocupante, os números continuam crescentes seguidos pelos óbitos registrados.

Durante as ações comércios foram fechados, notificados e alguns estabelecimentos foram interditados.

A irresponsabilidade de muitos vem colocando em risco toda população, é necessário a colaboração de todos para frear a contaminação do vírus da Covid-19.