Mappim

Hospital Municipal de Itamaraju aproximou de 50 mil atendimentos em 2020

Por Henrique Peixoto em 14/04/2021 às 22:50:38

O Portal de Notícias Cocobongo, desenvolveu neste mês de abril 2021, uma reportagem em consonância ao Dia Mundial da Saúde comemorado em 7 de abril.

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida, além disso os órgãos municipais têm discutidos ações que possam proporcionar avanços na saúde pública, desenvolvendo atendimento humano a população.

A equipe Cocobongo, fez um levantamento no número de atendimentos realizados no ano anterior, que apresentou um número significativos de atendimentos na unidade aproximando de 50 mil atendimentos.

No ano de 2020, foram realizados 46. 919 atendimentos a população, 1.867 consultas medicas em atenção especializada, 3.875 internamentos, 645 partos normal, 307 partos cesariana, 171 com laqueadura, 149 laqueaduras tubarias e 81 histerectomias.

Conversando com o Diretor do Hospital Municipal Rodival Silva (Binho da Farmácia), o responsável explicou que a unidade hospitalar vem hospitalar vem apresentando inúmeros avanços com intuito de melhor atender a população, seja por parte de estrutura e também nas especialidades médicas, fruto de esforços da Secretaria de Saúde e Equipe.

Além disso foram realizados no ano de citado 20.603 Raio X estimados em 8.088 atendimentos a pacientes. Aprofundando em nossa busca conversamos sobre a realização de cirurgias eletivas em 2020, onde foram apresentados os números de pessoas atendidas sendo: Ortopédica 171, Cirurgia Geral 232, Urológica 84, Obstétrica e Ginecológica 457 e 09 Vasculares.

Destacando a estrutura da unidade hospitalar na gestão Marcelo Angênica, foram inúmeros investimentos, Nova Maternidade, Novo Centro Cirúrgico com Aquisição de Equipamentos de Última Geração, Lavanderia Moderna, Aquisição de Respiradores, Macas, 03 Ambulâncias, Novos Leitos Semi-Intensivos, Aquisi~]ao de Veículo Programa Melhor em Casa, Novo Refeitório entre outras obras em andamento.

Mediante a pandemia do Corovavírus, as equipes vivenciam diversas limitações e vem enfrentando o momento com muito profissionalismo, a preocupação de toda equipe é garantir que vidas sejam salvas e recebam os aparatos médicos necessário nesta luta.

Antes de finalizar a conversa foi exposto os números dos mutirões de cirurgias sendo: 91 Cirurgias gerais, 04 Urológicas e 87 Cirurgias Obstétricas e Ginecológicas, com a pandemia muitas atividades foram suspensas prezando pela manutenção da vida dos pacientes, no total de cirurgias realizadas em 2020 dentro das especialidades citadas somaram 1.135 pacientes atendidos.

O Secretário de Saúde Luiz Fábio, o responsável da pasta destacou que o município tem gerido os recursos com muita responsabilidade, realizando investimento no demais setores proporcionando melhores condições de saúde, dentro da realidade do município ações de melhorias vem sendo planejadas e executadas com qualidade, finalizou.

Nos próximos dias uma nova unidade de saúde será entregue a população do distrito de Piragí, Ampliação e Modernização de Cozinha entre outras, além disso já foram concluídas as unidade de saúde do Bairro Cristo redentor e Reforma do PSF da Urbis.