Mappim

Morre Aluyr Tassizo Carletto ex prefeito de Itamaraju e patriarca da família Carletto em decorrência de Covid-19

Por Bahia Extremo Sul em 27/03/2021 às 13:23:04

Morreu na manhã deste sábado, 27 de março, em um hospital de São Paulo, Aluyr Tassizo Carletto, ex prefeito de Itamaraju e pai do deputado Ronaldo Carletto, por complicações do Covid.

Oriundo do Espírito Santo, Tassizo Carletto, começou sua história no extremo Sul da Bahia na segunda metade da década de 1970, como madeireiro. A princípio, Tassizo escolheu a cidade de Guaratinga aonde iniciou o comércio madeireiro.

No ano de 1979, com o seu espírito empreendedor, Tassizo adquiriu três ônibus da antiga empresa "Expresso Guaratinga" e passou a explorar o transporte de passageiros. No ano seguinte, adquiriu mais alguns ônibus da "Expresso Itamaraju", passando operar nas linhas de Itamaraju para Nova Alegria, Jucuruçú, Cajuita, São João da Prata e Guaratinga.

Já com a Expresso Brasileiro, o patriarca da família Carletto, veio morar com a família em Itamaraju, cidade aonde morou até o dia esta data. Nos anos seguintes com o auxílio dos seus filhos, a empresa prosperou, passando a operar em Eunápolis, Porto Seguro.

Foto: Henrique Peixoto

O próximo passo a seguir foi comprar outras linhas da extinta Sulba. Atualmente a empresa adotou o nome "Brasileiro" gerando mais de 500 empregos diretos e uma grande frota de ônibus, sendo uma das principais empresas de transporte interurbano do Estado da Bahia.

E assim, o ex madeireiro, ficou conhecido por sua disposição para o trabalho e como empreendedor de sucesso. Por trás do homem de posses, conquistadas com anos de muito suor e dedicação, sempre houve um ser humano muito simples, amigável, boa praça, brincalhão, que preferia degustar a boa cachaça no boteco da esquina a experimentar o bom whisky nos lugares mais requintados, e essa humildade era algo que conquistava os itamarajuenses.

Foto: Henrique Peixoto

No ano 2000, o seu carisma fez com que a sua entrada na política fosse cogitada, algo que foi prontamente apoiado pela família. De repente, uma das maiores campanhas eleitorais já vistas em Itamaraju soube levantar a bandeira da sua candidatura e explorar a sua história exemplar de vida, de modo que o povo itamarajuense o elegeu prefeito, ficando à frente da gestão municipal no período de 2001 a 2004.

Após essa experiência como prefeito, afastou-se da política local e passou a se dedicar exclusivamente à família e à vida de produtor rural. Era casado com a Sra. Marizete Carletto, uma fiel escudeira com quem construiu uma bela família e pode ver, com o passar dos anos, os seus filhos, destacando-se no ramo empresarial, e político, tocando os negócios do grupo, a exemplo de Ronaldo Carletto que ingressou na política, sendo eleito deputado estadual por dois mandatos e atualmente é deputado federal.

O patriarca da "Família Carletto", apesar da sua idade avançada, encontrava-se até pouco tempo atrás cheio de muita vida, até contrair a Covid-19, sendo levado pela família para o Estado de São Paulo, onde vinha tentando restabelecer a sua saúde.

Infelizmente, com o agravamento do seu quadro de saúde, o "Seu Tassizo", como era carinhosamente chamado por todos, acabou fechando os olhos para existência terrena na manhã deste sábado, 27 de maio. Tassizo deixa a esposa Dona Marizete, os filhos Paulo, Ronaldo, Márcia, Leléo, Mariza e netos.

Foto: Rede Social