Mappim

Secretaria de Saúde de Prado promove capacitação de enfermeiros para o pré-natal de baixo e alto risco

Por ASCOM - Prefeitura de Prado em 01/03/2021 às 21:35:48

Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do município de Prado, participaram, de uma capacitação para a realização de consultas de quando e como encaminhar as gestantes para referencias de Prado e a cidade de Teixeira de Freitas. Durante as aulas expositivas e práticas, os profissionais de saúde foram preparados para interpretar exames, identificar sinais de alerta, classificar risco gestacional, indicação de encaminhamento de urgência e emergência obstétrica e outros itens que ajudem a reduzir os índices de mortalidade materno infantil.

A iniciativa da qualificação partiu da Secretaria de Saúde, em parceria com a Coordenação da Atenção Básica, com o objetivo de melhorar a qualidade do pré-natal, tornar o parto mais seguro e identificar problemas evitáveis e tratáveis.

De acordo com a diretora do Hospital, Kely Prates, alguns cuidados básicos feitos na atenção básica evitam encaminhamentos desnecessários para unidade de média ou alta complexidade e alinham o fluxo entre as unidades básicas e hospital municipal.

"Os médicos clínicos e os enfermeiros têm a oportunidade de fazer estudos de casos, sanar dúvidas e discutir situações reais. Dessa forma a possibilidade de complicação é identificada nas consultas de rotina", disse.