Mappim

CPRSul - 43ª CIPM/Itamaraju emite comunicado sobre a paralisação do transporte regular de passageiros e manifestação em Itamaraju.

Por 43ª CIPM em 20/02/2021 às 20:58:50

Após veiculação de informação em grupos de compartilhamento de mensagens e recebimento de expediente da Associação de Mototaxistas de Itamaraju, dando conta de que na segunda-feira (22) haverá a paralisação do transporte regular de passageiros e estará fechando as principais vias da cidade, como forma de manifestação contra o transporte clandestino, comunicamos que o direito constitucional de se manifestar pacificamente será respeitado, desde que não ameace direitos individuais e coletivos.

Sendo assim, não aceitaremos que a rotina de toda uma cidade seja comprometida com o fechamento de vias, sobretudo em um horário comercial. Nossas guarnições de policiamento estarão nas ruas para preservar a ordem pública, nossa missão constitucional.

Alertamos ainda que o direito de ir e vir dos cidadãos serão garantidos e que atuaremos dentro da legalidade para coibir todo e qualquer ato que venha infringir a legislação de trânsito. Salientamos que, mesmo não sendo uma atribuição da Polícia Militar combater o transporte clandestino, atuamos em apoio na garantia do poder de polícia dos órgãos responsáveis quando solicitados, e estamos abertos ao diálogo com os representantes das classes que laboram no transporte regular de passageiros, no sentido de orientar e colaborar com a solução, algo que sempre fizemos enquanto instituição.