Mappim

Prefeitura de Itamaraju realiza coletiva de imprensa e fala sobre a imunização da população

Por ASCOM em 20/01/2021 às 21:05:07

A Prefeitura de Itamaraju através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde de quarta-feira (20), uma coletiva com profissionais de imprensa e emissoras de rádio, esclarecendo a população sobre as ações de imunização.

A coletiva foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde, contando com a presença do Prefeito Marcelo Angênica, Secretário de Saúde Luiz Fabio, Coordenador da Vigilância Sanitária Taillon Bastos e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Nina Cardoso.

O Prefeito Marcelo Angênica, anunciou que o município recebeu 530 doses do imunizante CoronaVac, que será distribuída conforme plano de vacinação estabelecido pelo Ministério da saúde, contemplando Idosos acima de 75 anos, indígenas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19.

Respondendo às perguntas dos profissionais de imprensa, o secretário Luiz Fábio, destacou que as doses do imunizante que chegaram na primeira remessa ao município, são insuficientes para atender as demandas do público alvo nesta primeira etapa de vacinação, sendo necessário ser ajustado o planejamento da secretaria.

O secretário disse que há uma expectativa de toda a gestão para que nos próximos dias o município possa receber novas remessas do imunizante, sendo possível alcançar toda a categoria de profissionais de saúde e atender o público alvo da primeira etapa de vacinação que engloba os indígenas e idosos.

O prefeito deixou a mensagem a população sobre a importância da imunização, disse que o momento é histórico para o enfrentamento da pandemia, ressaltou que esclarecer as informações a população é algo de extrema importância, e que neste momento a população deve manter a calma descartando a hipótese da procura da imunização nos PSFs ou unidade hospitalar, até porque não há vacinas suficiente e apenas e o público prioritário da primeira fase está sendo alcançado através de buscativa.

Ainda na coletiva foi esclarecido que nenhuma cidade do Brasil conseguira completar a primeira etapa da imunização, mediante ao número limitado de doses que foram destinadas aos estados e municípios, mais que tudo começa pelo número um e esse passo já foi dado.

Finalizando o secretário Luiz Fábio, lembrou que a chegada da vacina à cidade não significa, ainda, o fim da prevenção ao Coronavírus. A população precisa seguir as orientações das organizações saúde para que a curva de contaminação possa ser freada, destacou que os números de casos de contaminação no município continuam elevados, disse o secretário.

O Prefeito Marcelo Angênica, em considerações finais destacou que a gestão adotará de todas a medidas possíveis buscando combater a pandemia no município, e junto as organizações de saúde segue dialogando na garantia de novas doses da vacina para o município.