Mappim

Animais Silvestres são resgatados pelo GADS, e entregue as autoridades ambientais do ICMBio

Por Henrique Peixoto em 11/01/2021 às 12:20:29

Nos últimos dias tem sido frequente a presença de animais silvestres na área urbana do município de Itamaraju, diante do ocorrido ambientalistas vem se mobilizando junto a sociedade na garantia da preservação das espécies e devolução a natureza com segurança.

Na última semana o Grupo de Apoio ao Desenvolvimento – GADS, realizou resgate de diversos animais da espécie Gambá-de-orelha-preta (saruê), que foi encontrado por moradores da Cidade Baixa e também em um estabelecimento comercial na Rua José de Anchieta na Cidade Alta.

De imediato o fato foi comunicado a 43ª Companhia de Policia Militar, que acionou os ambientalistas do GADS que realizaram o resgate, 04 dos 05 animais eram filhotes e foram acolhidos por voluntários e receberam cuidados necessários.

Em seguida o grupo entrou em contato com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis) de Eunápolis, que estiveram no município de Itamaraju, realizando o recolhimento animais que foram encaminhados para o Centro de Testagem e Acolhimento - CETAS em Porto Seguro.

O Ambientalista Vinicius Borges, agradeceu a população pela preocupação da preservação das espécies e meio ambiente, destacando a importância do animal para o equilíbrio da natureza, "os gambás têm grande importância para a flora, pois são grandes dispersores de sementes além disso, têm no seu sangue substâncias que inibem o veneno de escorpiões e cobras, como jararacas, corais e cascavéis, o que os torna ótimos predadores", encerrou.

A Presidente do GADS Ninha Garcia, orientou caso algum morador encontre algum animal, poderá entrar em contato com a Policia Militar, que acionará ambientalistas ou instituições responsáveis para que possam realizar o resgate do animal.

É provável que o aparecimento destes animais tem sido causado pelo desmatamento, provocando impactos negativos como a falta de alimentação, obrigando-os a deixar seu habitat em busca de alimentos em outros lugares, ou hipótese é que estes animais possam ter chegado as residências e estabelecimentos comerciais através das redes de esgotos.