Mappim

Secretaria Municipal de Saúde realiza carreata alusiva ao Setembro Amarelo

Por Henrique Peixoto em 11/09/2020 às 15:11:14

A Prefeitura de Itamaraju através da Secretaria de Saúde, promoveu durante a manhã de quinta-feira (10), uma carreta em alusão ao Setembro Amarelo, mês escolhido para fortalecer o movimento de prevenção e combate ao suicídio.

A campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção ao suicídio, é realizada em em Itamaraju, através do Centro Atenção Psicossocial (CAPS) e redes parceiras. O dia 10 do mês corrente é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

A concentração da carreata aconteceu no bairro Santo Antônio, em seguida percorreu pelas principais vias do município, participaram do evento equipes do SAMU, Superintendencia de Trânsito, profissionais de saúde e comerciantes. Com mensagens de forte expressão a animação no percurso foi realizada pelo músico do CAPS Jadilson Gomes.

O Secretário de Saúde Luiz Fábio, participou do evento e falou da importância de promover ações em promoção da vida, diversas lojas aderiram à campanha confeccionando camisas alusivas à temática entre outras atividades.

A Coordenadora do CAPS Maria Auxiliadora, informou que várias ações serão realizadas ao longo de todo o mês. "Entendemos que 2020, em virtude da pandemia, é um ano diferente, sendo adotadas formas diferentes de transmitir a mensagem de prevenção e combate a temática, completa a coordenadora.

Setembro Amarelo

A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás.

Trata-se de um grave problema de saúde pública que, no entanto, pode ser evitado em tempo oportuno, com base em evidências, com intervenções e com ações de prevenção, como a campanha Setembro Amarelo, mobilização internacional de prevenção ao suicídio.