Mappim

Sem receber - Empresário retira geradores da Clínica Municipal e da Vigilância que ele havia alugado para Prefeitura de Mucuri por falta de pagamento

Por bahiaextremosul em 20/07/2020 às 06:10:09

O portal de notícias BahiaExtremoSul, publicou na manhã de sexta-feira 16 de julho 2020, informações e fotos que mostram o momento em que os geradores da Clínica Municipal e da Vigilância Sanitária da cidade de Mucuri foram retirados.

Segundo informações, os geradores foram retirados para serem trocados por outros, más um áudio que também recebemos, o proprietário, o empresário Tigrão de Teixeira de Freitas afirma não ter recebido o pagamento referente ao uso dos equipamentos e iniciou a retirada dos mesmos.

No áudio Tigrão esclarece o motivo da retirada, "Infelizmente eu tentei, esses geradores já estão ai há três anos e até agora nunca recebi".

A presença do gerador é literalmente vital. Por isso, em 1977, o Ministério da Saúde declarou presença obrigatória de fonte emergencial de energia para hospitais e clínicas. Responsável por manter o pleno funcionamento dos aparelhos em Hospitais e Clínicas, o sistema de energia elétrica é uma das principais instalações nestas organizações.

A interrupção do suprimento energético pode trazer efeitos irreversíveis, como deixar sequelas ou mesmo levar um paciente a morte, já que ele pode estar sendo submetido a intervenções cirúrgicas ou recebendo tratamentos intensivos no momento da queda.

No caso de falta de energia, os geradores acionados são responsáveis por manter ligados os equipamentos, sem comprometer as demandas e a continuidade nos procedimentos cirúrgicos e tratamentos que necessitam de fonte de energia para funcionar, como os aparelhos de sustentação de vida, considerados vitais para os pacientes, geralmente encontrados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), prontos socorros, centros de oncologia, como aparelhos de ventilação mecânica, carros de anestesia, carros de emergência com desfibrilador, monitor e no-breaks.

Até o fechamento da reportagem a Prefeitura de Mucuri, não se pronunciou sobre o assunto, o caso chamou a atenção da população e fotos circulam nas redes sociais.