PF apreende toneladas de cocaína no porto de Ilhéus com destino à Holanda

Por O Sollo em 22/06/2020 às 14:35:11

A Polícia Federal apreendeu, no último sábado (20), no Porto Marítimo de Ilhéus, mais de 2 toneladas de cocaína durante a inspeção de uma carga de soja que aguardava para ser embarcada com destino ao porto de Roterdã, na Holanda.

Na sexta-feira (19), uma pequena parte da droga já havia sido localizada, escondida em meio aos grãos, por funcionários do Porto, momento no qual ocorreu o acionamento da Polícia Federal.

Foi necessária a abertura de mais de 700 big bags para a localização de toda a droga, em um trabalho que durou quase 24 horas.

Essa é a segunda maior apreensão da droga já realizada pela Polícia Federal da Bahia, e com ela, só neste ano de 2020, as apreensões já somam mais de 9,5 toneladas, outro recorde histórico.

Como a droga estava armazenada aguardando o transporte, nenhuma pessoa foi presa. A Polícia Federal deu seguimento às investigações para identificação dos responsáveis pela carga ilícita.

A ação no Porto de Ilhéus contou com a participação e o apoio da Guarda Portuária, da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), da Receita Federal do Brasil e da Polícia Militar, através da CIPE/Cacaueira.

Desdobramento: PF combate o tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (21), a Operação Ephestia, com o objetivo de dar continuidade às investigações.

Cerca de 30 policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em endereços vinculados à empresa exportadora, tanto em Recife/PE, onde se localiza a sua sede, quanto no extremo oeste da Bahia, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, onde a carga de soja teria sido carregada.

Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Seção Judiciária da Bahia.

Com a ação, busca-se o aprofundamento das investigações, com a obtenção de provas que levem à identificação dos responsáveis pela carga ilícita e o desbaratamento da organização criminosa.

O nome da operação, Ephestia, faz alusão a uma praga muito comum na armazenagem de grãos. Assim como esta praga, a ocultação de drogas em cargas de grãos tem se disseminado nos portos brasileiros utilizados como rota pelo tráfico internacional.

O contínuo enfrentamento ao tráfico de drogas já permitiu, em 2020, que a Polícia Federal apreendesse mais de 9.5 toneladas no de cocaína apenas em território baiano.

Policiais federais cumprem hoje (22) quatro mandados de busca e apreensão em endereços vinculados à empresa exportadora

Fotos: Divulgação PF

Fonte: Fonte: Agência PF

Moto facil