Mappim

Duas pacientes com Covid-19 morrem após apagão no Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas

Por LiberdadeNews/Fotos: Redes Sociais/Ascom em 20/06/2020 às 10:15:51

Duas pacientes do Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas vieram a óbito na madrugada da última quinta-feira, 18 de Junho. As pacientes estavam internadas com Covid-19 e haviam sido transferidas da UTI do HMTF para o Hospital de Campanha. Segundo apurou a equipe de reportagem do Portal Liberdade News, uma queda de energia provocou o apagão e desligou os aparelhos levando os pacientes a morte.

Segundo informações levantadas pela equipe de reportagem, era por volda das 02h00 da manhã quando houve uma queda de energia e desligamento dos aparelhos. Segundo o portal fontes disseram que o gerador não acionou e médicos e enfermeiros assistiram desesperados aos pacientes se desfalecerem, sem nada poder fazer. "Profissionais de saúde entraram em desespero, choraram e ficaram horrorizados com a situação".

O portal destacou, "isso mesmo, vidas se perdendo em nossa região por ingerência do estado, que se apressou em dizer que o Hospital de Campanha estava entregue, mesmo faltando equipamentos e profissionais, ". O portal Liberdade News afirma que já havia denunciado a falta das bombas de infusão, e que os pacientes do HMTF foram transferidos com as bombas de infusão daquela unidade, e não as bombas novas que deveriam estar instaladas, quando da "inauguração" do Hospital de Campanha.

As duas pacientes que vieram a óbito na madrugada do apagão, foram identificadas como Maria Lúcia Lima de Oliveira, 69 anos e a jovem Eschyle Julia, de 18 anos. A equipe de reportagem conversou com os familiares da jovem, e segundo o oletim médico divulgando no dia anterior ao ocorrido, a jovem apresentava melhoras e bons resultados por parte respiratória, porém foi acometida por uma infecção sanguínea e por isso permanecia internada.

O Secretário de Saúde do município, Hebert Chagas, emitiu uma nota esclarecendo tudo.

NOTA – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, 18/06/2020

A Secretaria Municipal de Saúde informa, com pesar, o falecimento de dois pacientes que estavam internados na UTI do Hospital de Campanha em Teixeira de Freitas. Ambos faleceram na madrugada desta quinta-feira (18). Faleceram, uma menina de 18 anos e uma senhora de 69 anos. A primeira paciente estava internada desde 28 de maio e a segunda, desde 3 de junho.

Os dois casos estavam confirmados para COVID-19. A causa morte foi uma evolução clínica, conforme documento enviado pelo Hospital, que afirma que os pacientes "já estavam em quadro grave" e que não houve ligação com "qualquer falta de energia".

A direção do hospital emitiu uma nota sobre o assunto.

Fonte: LiberdadeNews