Mappim

Bolsonaro fala em 'guerra' e pede que empresários joguem 'pesado' com Doria contra lockdown em SP

Presidente voltou a atacar medidas de isolamento adotadas por governadores em meio à pandemia. Bolsonaro ainda criticou condução de MPs pelo presidente da Câmara, [...]

Por Redação em 14/05/2020 às 17:54:22

Presidente voltou a atacar medidas de isolamento adotadas por governadores em meio à pandemia. Bolsonaro ainda criticou condução de MPs pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14) que empresários precisam "jogar pesado" com o governador de São Paulo, João Doria, a fim de evitar um eventual "lockdown" no estado. Bolsonaro usou o termo "guerra" para se referir à disputa.

"Um homem está decidindo o futuro de São Paulo. Está decidindo o futuro da economia do Brasil. Os senhores [empresários], com todo o respeito, têm que chamar o governador e jogar pesado, jogar pesado, porque a questão é séria. É guerra", disse o presidente.

Entenda o que é 'lockdown'

Bolsonaro fez a declaração durante videoconferência com empresários e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O encontro virtual discutiu a necessidade de retomada da economia em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde, até esta quinta foram registradas no Brasil 13.555 mortes provocadas pela Covid-19 e 196.375 casos confirmados da doença.

Ao longo da conversa, o presidente voltou a criticar medidas de isolamento social adotadas por governadores como forma de tentar reduzir a velocidade do contágio do novo coronavírus. Para o presidente, um "apagão total" em São Paulo é "inimaginável".

O secretário de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, falou no mesmo sentido do presidente durante a videoconferência desta quinta.

Wajngarten chamou atenção para a possibilidade de São Paulo optar pelo lockdown e declarou que o governo federal deseja o "contrário" do que sinaliza o governo paulista.

O Secretário de Comunicação pediu para que os empresários pressionem os governadores pela retomada das atividades da economia. Segundo ele, a Presidência da República está com os empresários.

"Então, pressionem os governadores, pressionem os governos a quem de direito. A Presidência da República está com vocês. O presidente Bolsonaro trabalha para vocês. O governo trabalha para vocês, a Presidência, aqui em Brasília. Pressionem a quem de direito, por favor. A gente é voz solitária aqui. Paulo [Skaf], lidere isso por favor", disse Wajngarten.

Doria responde

Em entrevista ao jornal 'Valor Econômico', Doria declarou que o "lockdown" não pode ser descartado. Após a fala de Bolsonaro nesta quinta, por meio de sua assessoria, Doria declarou em nota que "mais uma vez" Bolsonaro "perde a chance de defender a saúde e a vida dos brasileiros".

Doria disse que "São Paulo está lutando para proteger vidas". Já o presidente opta por "fazer comícios, andar de jet ski, treinar tiros e fazer churrasco", enquanto "milhares de brasileiros estão morrendo todos os dias".

"Acorde para a realidade presidente Bolsonaro. Saia da bolha de ódio e comece a ser um líder se for capaz", disse Doria.

Fonte: G1