Mappim

Projeto Ginga e Expressão completa 22 anos de fundação

Por Henrique Peixoto em 07/05/2020 às 13:45:45

Uma trajetória invejável que marcou e marca gerações, destacamos nesta publicação mais uma data comemorativa do Projeto Ginga e expressão, completando 22 anos de história no município de Itamaraju.

A história de fundação idealizada pelo professor de dança Pelé, traz em sua essência a perseverança de um jovem sonhador que encontrou na música a ferramenta de transformação na vida de jovens itamarajuenses.

"Fantasias, sonhos e muita arte". Essas eram algumas características que no futuro revelaria inúmeros talentos na juventude da época, exemplos que se arrastaram e até hoje fazem toda a diferença na sociedade.

O projeto iniciou no ano de 1998, em uma construção abandonada que se tornou ponto de encontro de dezenas de jovens, na época era notório a história dos jovens que sonhava em viver da dança, aos poucos o local ganhou cores e expressão surgindo no local um grupo de hip hop, na ocasião vendo a necessidade de aperfeiçoar a arte da dança o professor Pelé, se ausentou para a profissionalização onde cursos em diversos institutos na capital de Belo Horizonte.

Após seu retorno ao município itamarajuense, foi criado uma agencia de dança expandindo o projeto com a formação de jovens sendo possível fazer direcionamento de muitos para diversas bandas do cenário nacional, aos poucos a agencia se transformou no projeto Ginga e Expressão, uma história que consagrou o sucesso da dança em Itamaraju e região.

Apesar das inúmeras experiências o projeto sofreu inúmeras baixas, sem sede própria diversas barreiras foram enfrentadas mais o sonho não se perdeu no tempo, por algumas vezes as atividades foram realizadas na sede do antigo Rotary Clube, com a demolição do local algumas vezes as atividades foram realizadas no coreto da Praça 2 de Julho, seguido por pontos alugados ou cedidos para a continuidade do projeto.

Apesar das dificuldades o projeto continua instruindo centenas de jovens e adolescentes, através da iniciativa do Professor Pelé, um sonhador com muitas histórias para contar. Nas redes sociais o idealizador do projeto expressou a imensa alegria diante da data festiva comemorando mais uma etapa vencida dando continuidade ao Projeto Ginga e Expressão "Eu não sei nem o que falar, são 22 anos de muitas lutas, altos e baixos, mas estou aqui nessa jornada, sei que Deus, vai me conceder muitos anos de vida, conduzindo a cultura maravilhosa que é a arte de dançar, vejo que quanto mais os anos passam mais força eu tenho para continuar, são mais de 3 mil alunos que já passaram pelo projeto, e digo que não sei quando vou parar pois Deus, me permite dançar e levar alegria para meu povo amado" finalizando agradeceu a sociedade por todo apoio, sendo fundamental para a continuidade das atividades - encerrou Pelé.

O empresário Cassio Marchesini, destacou a parceria do Instituto Cocobongo com o Projeto Ginga e Expressão, fomentando a cultura no município e parabenizou o professor Pelé, pela grande parcela de contribuição na sociedade itamarajuense, "através deste projeto é notória a transformação na vida de inúmeros jovens, muitos hoje já se tornaram professores de dança ou criaram o próprio grupo ou seguimento artístico, porém, nunca vão esquecer de onde começaram, tudo só foi possível através da semeadura do bem que foi lançada através do Ginga e Expressão – Finalizou Cassio Marchesini.