Mappim

Associação Brasileira de Imprensa decide entrar com pedido de impeachment contra Bolsonaro

Entre motivos citados pela entidade estão 'sucessivos crimes de responsabilidade' 'graves atentados à saúde pública e à vida com desrespeito [...]

Por Redação em 25/04/2020 às 20:39:34

Entre motivos citados pela entidade estão 'sucessivos crimes de responsabilidade' 'graves atentados à saúde pública e à vida com desrespeito às orientações das autoridades da área de Saúde'. Paulo Jeronimo Sousa, presidente da ABI, em vídeo no qual anuncia que entidade ingressará com pedido de impeachment

Reprodução

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) anunciou que decidiu ingressar com um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, "tendo em vista os sucessivos crimes de responsabilidade cometidos por ele, assim como os graves atentados à saúde pública e à vida materializados no estímulo ao desrespeito às orientações das autoridades da área de Saúde no tocante à prevenção à pandemia do coronavírus".

A nota, com data do dia 24 de abril, antes de Sergio Moro pedir demissão do Ministério da Justiça, é assinada pelo presidente da entidade, Paulo Jeronimo Sousa, que também postou um vídeo no site da associação.

A entidade afirma que a exoneração do ex-ministro da Justiça Sergio Moro e a "tentativa do presidente de usar a Polícia Federal para seus interesses pessoais tornam o seu comportamento ainda mais grave e sua situação no cargo ainda mais insustentável".

"Diante disso, a ABI resolveu agilizar os procedimentos para ingressar com o pedido de impeachment de Bolsonaro imediatamente".

Outros pedidos de impeachment

Saída de Moro provoca críticas de autoridades e de organizações da sociedade civil

Dois partidos também decidiram pedir a abertura de processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. A Rede Sustentabilidade apresentou pedido assinado pelos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato, e pela deputada Joênia Wapichana, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Eles sustentam que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao interferir politicamente na Polícia Federal. O PSB também vai apresentar um outro pedido de impeachment contra Bolsonaro.

"É absolutamente lamentável que, no meio de uma crise de saúde tão grave, que já deixou mais de três mil brasileiros mortos, seja necessário entrar com um pedido como esse, de impeachment do Presidente da República. No entanto, considerando os crimes que o Presidente da República vem cometendo, a nossa omissão seria imperdoável. Inclusive porque ela porque ela pode tornar os efeitos dessa crise de saúde ainda mais graves", disse o deputado Alessandro Molon, do PSB.

Maia ainda não se pronunciou

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quinta-feira (23) que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), preste informações em dez dias sobre um pedido de impeachment feito no fim de março por um grupo de advogados contra o presidente Jair Bolsonaro. Maia, até o momento, não se pronunciou sobre a crise.

Esse mesmo grupo de advogados recorreu ao STF para obrigar Maia a analisar o pedido de impeachment – pela Constituição, cabe à Câmara autorizar o procedimento para verificar se houve crime de responsabilidade do presidente.

Os advogados pediram também à Corte que determine ao presidente Jair Bolsonaro uma série de medidas em meio à pandemia do coronavírus. E, após o pedido de demissão de Moro na sexta-feira, os advogados fizeram um "complemento" ao pedido. O grupo afirma que a suposta tentativa de Bolsonaro de interferir na autonomia da Polícia Federal, indicada por Moro, reforça a tese de um crime de responsabilidade.

Fonte: G1