Mappim

Prefeito Dr. Marcelo Angênica apresenta Plano Municipal de Contingência contra Coronavírus e emite Decreto Municipal

Por Henrique Peixoto em 17/03/2020 às 19:56:00

Para redobrar os cuidados e evitar a propagação do vírus Covid-19 no município, o prefeito de Itamaraju Dr. Marcelo Angênica, realizou na manhã desta terça-feira (17), uma reunião na Prefeitura Municipal, para discutir medidas contra o avanço do coronavírus na cidade.

Marcelo Angênica que também é médico debateu com os representantes dos órgãos presentes, sugestões e medidas que estimulam o combate ao novo coronavirus.

Após a reunião, o prefeito emitiu um Decreto Municipal com medidas protetivas para evitar o contágio do vírus da doença entre a população itamarajuenese. Entre as medidas estão a suspensão das aulas da rede municipal de ensino e de escolas particulares durante 15 dias.

Durante a reunião, o Secretário de Saúde, Elan de Lozinho, informou que em Itamaraju não apresentou nenhum caso positivo de Coronavírus e que os colaboradores da Secretaria de Saúde estão em constante monitoramento para evitar o contágio do vírus na cidade.

Em entrevista coletiva em seu gabinete o prefeito Angênica alertou: "As pessoas que apresentarem os sintomas do Coronavírus devem ficar em isolamento domiciliar, sem qualquer contato próximo aos familiares e não devem compartilhar objetos pessoais. Já existe uma comissão de acompanhamento para quem apresentar os sintomas. Tivemos alguns casos suspeitos, mas graças a Deus, nenhum caso deu positivo ", ressaltou o prefeito Dr. Marcelo Angênica.

O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas, atualizar informações sobre o vírus e apresentar o Plano Municipal de Contingência para o Coronavírus que define ações preventivas e protetivas para a população.

A Vigilância Sanitária estará visitando todo o comércio da cidade como, hotéis, bares, lanchonetes e restaurantes, para orientar sobre as medidas para a limpeza adequada e de cuidados pessoais. As recomendações aos comerciantes é que todos devem higienizar as mãos após contato com clientes.

O Dr. Marcelo Angênica ouviu todos que estavam presentes e agradeceu a colaboração dos profissionais da saúde e a todos os representantes em geral pelo esforço e união no combate ao coronavírus, trazendo informação e tranquilidade à população.

A reunião contou com a participação de secretários municipais, advogados, profissionais da secretaria de Saúde, diretor do hospital municipal, representantes da Vigilância Sanitária e SAMU.

CONFIRA ABAIXO O DECRETO MUNICIPAL SOBRE AS MEDIDAS DE COMBATE AO CORONAVIRUS EM ITAMARAJU.